S?o Paulo, domingo, 11 de julho de 2010

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Código serve para frisar conceitos

Padronização visa espelhar valores da organização, dizem empresas

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O principal motivo para a criação do "dress code" é incutir na rotina dos funcionários valores e conceitos da organização, explicam empresas e consultores.
Em geral, o código é feito pela área de recursos humanos e considera reclamações e observações de gestores e supervisores de equipes.
"Uma boa apresentação pessoal é fator predominante", atesta Fernanda Montero, do Grupo DMRH. "A roupa transmite credibilidade."
No intuito de padronizar a vestimenta e evitar problemas de comportamento, a empresa de contabilidade Zatz implementou seu manual de conduta em 2009.
"Uns vinham de terno e gravata, outros de moletom e tênis e algumas mulheres usavam sutiã aparecendo ou decotes", descreve Danielle Hayama, coordenadora do departamento pessoal.
Segundo Hayama, com o manual, que inclui regras de higiene pessoal -como escovar os dentes após as refeições-, os funcionários passaram a se sentir mais envolvidos com o trabalho. "Houve melhora na produção e no atendimento aos clientes."
Na Atende Web, da área de engenharia, os funcionários que chegam com roupas brilhantes, unhas muito longas, tatuagens descobertas, excesso de bijuterias, camisetas com logomarcas esportivas ou políticas e tênis estão sujeitos a advertências.
"Quem descumpre as normas pode ser demitido por indisciplina, não importa o cargo", diz Daniela Mongolt, supervisora de RH.
Ela ressalta que, se o empregado aparecer fora do padrão, voltará para casa. "Se abrirmos exceções para um, teremos de abrir para todos."
Outras empresas são mais flexíveis. A Smart Solutions, de tecnologia, por exemplo, adotou uma medida simples para aliviar o calor no verão.
"Negociamos usar uma blusa regata que fosse arejada e comportada, mas foi só nesse período", diz Thathy- ane Guedes, gerente de RH.


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