S?o Paulo, domingo, 13 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bate-papo com gestor dá índice de satisfação

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os questionários da pesquisa de clima, ferramenta usada para medir o grau de satisfação dos funcionários, deixam de reinar sozinhos nas empresas.
Conversas informais, como cafés com presidente e reuniões com diretores e gestores, têm sido adotadas, destaca a gerente da consultoria de RH KPMG Gisleine Camargo.
São nos encontros informais e no contato mais próximo com o gestor em que pode-se identificar o que as pesquisas não conseguem captar, afirma o gerente da consultoria Hays Rodrigo Vianna.
Nos bate-papos, complementa a consultora da Search RH Lucila Yanaguita, é possível ter claras inclusive as distorções nos resultados do questionário. "Algumas áreas podem ter alto índice de bem-estar e outras serem extremamente rígidas. Não dá para ser 100% descontraído na companhia", reflete.
As pesquisas, contudo, não devem ser abandonadas, sinalizam especialistas. "Principalmente em empresas maiores, em que há uma distância maior do presidente, elas revelam coisas que ele muitas vezes nem imagina", diz o diretor-geral da Trabalhando.com, Renato Grinberg.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Como melhorar o ambiente de trabalho
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.