São Paulo, domingo, 13 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escolha de curso exige ponderação e pesquisa

TAIS LAPORTA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Não há regra que defina a melhor metodologia de estudo para concursos públicos, mas escolher um curso preparatório afinado com as metas do candidato pode significar um salto para conquistar a vaga.
São diversas opções: extensivo, intensivo, compacto. Isso sem contar a variedade de instituições de ensino.
Para o professor da Siga Concursos Carlos Alberto de Lucca, é importante considerar a formação anterior e a complexidade do concurso pretendido antes de dar o primeiro passo.
Para distinguir os bons cursos dos ruins, devem-se levar em conta a opinião de atuais e ex-alunos e se possuem algum selo de qualidade, recomenda Maria Tereza Sombra, diretora-executiva da Anpac (Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos).
Antes de ser aprovado, em 2006, o procurador federal Gustavo Nori Alves, 31, fez um curso da LFG que cobria as disciplinas básicas em seis meses.
Depois, optou por um intensivo de 90 dias com matérias específicas da carreira. "Foi importante ter adquirido uma bagagem geral antes de retomar o conteúdo no curso rápido."
Maria Carolina Moraes, 28, optou por deixar de trabalhar para estudar em tempo integral para magistratura e promotoria. Ela cursa, pela segunda vez, o módulo anual do Complexo Jurídico Damásio de Jesus.
"Se não for aprovada até o fim do ano, iniciarei novos cursos, até passar", conta ela, que também faz aulas paralelas quando sai um novo edital, para relembrar o conteúdo.

Noite
O período em que as aulas são dadas também é um elemento a ser considerado. Cilene Silva Rocha, representante da Central de Concursos, lembra que há opções à noite e aos finais de semana.
A técnica judiciária Luciana Rocha, 27, revisa durante a semana as matérias do curso que faz aos sábados. Já participou de três cursos preparatórios e prestou 12 concursos.


Texto Anterior: Vagas
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.