São Paulo, Domingo, 14 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fotografar nus exige psicologia

da Reportagem Local

Tirar retratos de mulheres não é uma coisa nada complicada para um fotógrafo. Mas passar o dia "clicando" modelos lindas e completamente nuas, definitivamente, não é para qualquer um.
O que deixaria muitos homens com água na boca não é exatamente o que estimula os profissionais que trabalham nessa área.
Thomas Susimihl, 42, diz que entrou para a profissão justamente para fotografar mulheres, mas teve de aprender um pouco de psicologia para lidar com as modelos.
"Elas enfrentam barreiras morais e familiares. Chegam com a cabeça confusa e precisam de uma longa conversa antes de começar a tirar a roupa com naturalidade."
Susimihl diz que, quando acontece de a modelo ficar insegura por causa das fotos, é preciso ter muita paciência e "feeling" para conseguir convencê-las do contrário.
"Elas acabam tirando a roupa, principalmente quando lembram que é um trabalho. Mas, às vezes, isso pode demorar horas."

Constrangimento
Mas nem só as mulheres ficam envergonhadas diante da câmera. Susimihl diz que, quando a modelo é muito extrovertida, é ele quem fica constrangido.
"Certa vez fotografei uma modelo que lidava tão bem com a nudez e com a beleza dos seios que acabei ficando intimidado", comenta.
Ele garante que a curiosidade de fotografar mulheres nuas acaba e que tudo vira profissional e rotineiro. "É difícil de acreditar, mas acaba virando apenas trabalho."


Texto Anterior: Atletas ficam fora de festas e badalações
Próximo Texto: Navio não dá folga para a tripulação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.