São Paulo, domingo, 14 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

sua carreira

Auditoria interna passa por valorização no cenário pós-crise

Mercado de trabalho está aquecido, dizem especialistas

Leticia Moreira/Folha Imagem
A gerente de auditoria interna da Vivo, Simone Corrêa


ADRIANA ABREU
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Responsáveis pelo controle de riscos empresariais, os auditores internos tiveram atuação ampliada durante a crise econômica mundial. Passada a turbulência, o destaque desses profissionais permanece -tanto em postos de trabalho como em valorização dentro das empresas, atestam especialistas ouvidos pela Folha.
"O auditor interno não só superou a crise como também foi fundamental nessa fase", aponta Oswaldo Basile, presidente do Audibra (Instituto dos Auditores Internos do Brasil), ressaltando a criação de vagas para esses profissionais.
O diretor da empresa de auditoria e consultoria financeira KPMG e especialista em auditoria interna Sandro Silva concorda. Segundo ele, o mercado de trabalho para esses profissionais está aquecido.
"As empresas estão cada vez mais preocupadas em manter uma estrutura financeira [saudável]. O auditor é um instrumento de monitoramento e avaliação do controle interno", considera o executivo.
Na organização, os auditores internos representam um dos alicerces da gestão de risco, atuam diretamente com processos confidenciais e devem estar aptos a desenvolver o seu trabalho com imparcialidade.
Em geral, o auditor se reporta ao maior nível hierárquico da organização. O produto final de seu trabalho é um relatório que traduz resultados, planos e ações a serem feitas.
"Quanto mais informações úteis e oportunas ele fornecer à gestão, maior credibilidade será dada ao seu papel funcional", diz Fátima Ohl Braga, sócia-diretora da Ohl Braga Desenvolvimento Empresarial.

Ascensão
A perspectiva de crescimento foi uma das razões que atraiu Simone Corrêa, 36, para a carreira. "Essa profissão é uma das mais abrangentes, permite atuar em vários ramos da empresa", considera a gerente de auditoria interna da Vivo.
Para exercer suas atividades com sucesso, além de conhecimento técnico, o auditor deve ter características pessoais marcantes, recomenda Carmem Beneti, coordenadora de RH da empresa de recrutamento e seleção Manpower.
"Ao recrutar esse profissional, avaliamos suas competências comportamentais e características pessoais como honestidade, independência, sigilo e habilidade de comunicação verbal", ressalta Beneti.


Texto Anterior: Livraria
Próximo Texto: Formação universitária amplia empregabilidade de profissional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.