|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Pesquisa traz redução de matrículas
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Caiu o número de alunos com deficiência no ensino básico -que vai da
educação infantil ao ensino médio e inclui educação profissional e de jovens e adultos. Em 2006,
havia 700.624; em 2007,
669.931, o que significa
uma redução de 4,4%.
Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira), a redução se deve a uma mudança metodológica do sistema de coleta de dados do
Censo 2007. Pela primeira
vez, utilizou-se o Educacenso, que solicita dados
detalhados sobre escola,
alunos e professores, eliminando, por exemplo, cadastros duplicados.
Pelo último censo,
46,8% das matrículas são
em classes comuns -nas
quais há a integração entre
alunos deficientes e não-deficientes- do ensino regular e da EJA (Educação
de Jovens e Adultos). Outras 41,3%, em escolas exclusivamente especializadas, e 11,9%, em classes
especiais do ensino regular e da EJA.
"O MEC tem desenvolvido uma política de educação inclusiva e deve haver uma migração das
classes especiais para as
regulares", diz a pesquisadora do Diesat (departamento de estudos de saúde
e dos ambientes de trabalho) Alecxandra Ito.
Procurado, o MEC não
quis comentar os dados.
Texto Anterior: Frase Próximo Texto: Frase Índice
|