São Paulo, domingo, 15 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Especialização técnica pode desaparecer

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A profissão de técnico em contabilidade pode estar com os dias contados. O Conselho Federal de Contabilidade planeja deixar de conceder registro para os que se matricularem em cursos técnicos a partir do próximo ano.
Inscritos até dezembro de 2004 terão o registro garantido, independentemente do ano de conclusão do curso, segundo estabelece resolução dessa entidade.
Com a decisão, o conselho quer estimular o ingresso na graduação. Para o órgão, a complexidade das atividades nas empresas demanda formação superior.
Dentro de dois meses, o conselho estima enviar ao Congresso Nacional projeto de lei alterando itens da legislação de 1946, que regulamenta as atividades do técnico em contabilidade.
Enquanto as mudanças não forem providenciadas, o registro de técnico em contabilidade está assegurado, afirma Ataíde Alves, conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. "Hoje, não há amparo legal para que o registro não seja concedido", diz ele.
Alternativas à resolução do conselho de contabilidade foram propostas em encontro que reuniu representantes do governo, do conselho e das escolas técnicas, lembra Alves. Entre as propostas apresentadas, estava o emprego de técnicos em firmas de menor nível de complexidade. A sugestão, no entanto, não foi acatada pelo conselho de contabilidade.
Conforme mapeamento parcial do Cadastro Nacional de Cursos Técnicos, elaborado pelo Ministério da Educação, existem hoje no país mais de 199 cursos técnicos em contabilidade. (SBR)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Qualificações e oportunidades
Trainee 1: Programa da Coca-Cola exige transferência para o Rio

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.