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PROFISSIONAL CERTIFICADO
Diferencial está atrelado à relevância de titulação
Novos diplomas devem passar por prova de fogo do mercado de trabalho
Montagem com fotos de João Brito/Folha Imagem e Shutterstock
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Rogério Vacaro com sua certificação em vendas
RAQUEL BOCATO
DA REPORTAGEM LOCAL
Certificação em gestão de
projetos, "coaching", engenharia de custos e cadeia de suprimentos. A uma gama de diplomas que acreditam o conhecimento profissional, somaram-se outras nos últimos meses,
como vendas e inovação.
Na teoria, o que move milhares de trabalhadores na busca
pelo canudo é o diferencial
competitivo. Trata-se do atestado de domínio de temas cada
vez mais relevantes no mercado, como governança corporativa e gestão de processos.
Na prática, porém, é preciso
cuidado. Além de alguns custarem milhares de reais, não têm
impacto imediato em termos
salariais ou de empregabilidade, sinalizam consultores.
"Existe uma indústria de certificações", pontua o diretor da
companhia de recrutamento
Monster Brasil, Rodolfo Ohl.
Algumas brilham aos olhos
do selecionador, como as de
implantação de sistemas ERP
(gestão empresarial integrada),
sinaliza o diretor-geral da consultoria em RH Business Partners Consulting, Luis Savério.
As internacionais, em geral,
têm boa aceitação pelo mercado. "Há uma padronização",
justifica Orlando Pavani Júnior, CEO da Gauss Consulting,
especializada em treinamento.
Nessa lista estão as relacionadas ao conceito Seis Sigma,
de gestão de processos. A administradora Fabiana Bufallo, 31,
ganhou o curso de 80 horas da
empresa e agora trabalha no
projeto final. "Comecei a ver
detalhes do processo", celebra.
As certificadoras ou os certificados menos conhecidos, porém, têm de passar pela "prova
de fogo do mercado", diz Savério. Ou seja, com o tempo, proporcionar incremento salarial
ou de empregabilidade.
Novos exames
A área de vendas é uma das
que passam a contar com esse
tipo de atestado. Desde o começo do ano, 52 profissionais
conquistaram a certificação
em vendas VendaMais, oferecida pela editora Quantum.
Há 32 anos na área, o diretor
Rogério Vacaro, 48, estudou
por uma semana e fez a prova.
Com pós em vendas, teve aproveitamento de 95%. "A iniciativa valoriza o profissional", diz.
A certificação em gestão de
inovação também é recente.
Apresentada como a primeira
no mundo, inclui 60 horas de
treinamento. Já foram formadas 30 pessoas em duas turmas
-uma experimental e uma para convidados. "É algo voltado
para a prática, a realidade empresarial", diz Valter Pieracciani, sócio-diretor da Pieracciani,
que confere o atestado.
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