São Paulo, domingo, 16 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PROFISSIONAL CERTIFICADO

Em TI, escolha de atestado exige foco e estratégia

Consultores da área consideram diplomas essenciais para ascensão

DA REPORTAGEM LOCAL

Se em algumas áreas a certificação é um diferencial, na de tecnologia da informação chega a ser quase um pré-requisito para alguns cargos.
"[Em campos mais técnicos, empregadores] exigem o atestado", diz a consultora Naamisis Campos, do Grupo DMRH, de recrutamento e seleção.
Hoje, segundo Nilson Acacio Ramalho, instrutor dos cursos de redes da escola Impacta, os mais procurados são CCNA, da Cisco, MCSA, MCSE, MCTS e MCITP, da Microsoft, CompTIA A+, da Computing Technology Industry Association, Itil V3 e Cobit.
A lista das certificações disponíveis no mercado é bem maior. Apenas a SAP, especializada em softwares de gestão de negócios, oferece 108.
Com tantas opções, ter foco torna-se essencial. Na avaliação do consultor Carlos Roberto Santos Almeida, 28, "a certificação, como a formação acadêmica, é um protocolo que deve ser cumprido por todo profissional que procura crescimento, pois é cada vez mais comum a equipe de triagem preterir currículos [que não tenham o atestado]".
Mas, complementa Almeida, que conta com o MCSA e o Itil Foundation e aguarda pelo Itil Manager, ela deve estar inserida em uma estratégia profissional de longo prazo.

População
Além de um plano traçado, é preciso dedicação. O índice de aprovação nos exames da SAP varia de 50% a 60%. "Elas têm de ser difíceis", destaca o diretor da área de educação da SAP Brasil, Adjalmo Grando.
Até o ano passado, 9.000 profissionais haviam sido certificados pela empresa na América Latina -3.500 deles no Brasil.
Os com certificado Microsoft somam 28 mil no país.
O gerente de estratégia e programa de canal da Microsoft Brasil, André Ruiz, afirma que são certificadas de 3.000 a 3.500 pessoas por ano -especialmente no nível básico.
Um deles é Saulo Consalter, 25, da área de suporte de redes em uma grande empresa de consultoria e auditoria e que hoje tem quatro certificados.
Há dois anos, deixou todos esses dados em seu currículo on-line. "Ainda me ligam -50% por causa das certificações e 50% pela experiência."
O profissional tem o apoio da empresa, como reembolsos, para obter outros. "Para ganhar concorrências, é preciso ter profissionais certificados na equipe", destaca.


Texto Anterior: Em teste: Escolha da certificação
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.