São Paulo, domingo, 17 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

sua carreira

Segundo emprego: vale a pena?


Começar uma atividade extra tem o seu valor; contudo, não deixe de considerar os custos


DO "NEW YORK TIMES"

Sua empresa está congelando salários e cortando horas de trabalho. Você deve considerar procurar um segundo emprego?
Embora um segundo emprego possa parecer uma opção lógica quando suas finanças estão apertadas, ele requererá sacrifícios pessoais e profissionais. "Questione-se sobre do que está disposto a abrir mão pela segunda receita em termos de perda de tempo para a vida pessoal, desempenho em sua ocupação principal e nível de estresse", sugere Eileen Blumenthal, "coach" e sócia-executiva da Rocket Science Coaching. Antes de buscar um segundo trabalho, procure formas de gastar menos, como dividir a moradia com alguém, completa o psicólogo Maynard Brusman, fundador da consultoria de liderança Working Resources. "Reavalie hábitos de compra."

Se você ainda considera um segundo emprego necessário, que tipo de trabalho deve procurar?
As melhores funções acrescentam ou complementam habilidades profissionais. Trabalhar em uma loja de varejo, por exemplo, irá lhe dar experiência em vendas. De preferência, seu segundo emprego deve lhe oferecer um tipo de estímulo diferente do obtido no trabalho principal, afirma Blumenthal. "Se sua função original é mais cerebral, então escolha um segundo trabalho mais físico ou um que seja mais criativo", exemplifica. "Um de meus clientes trabalha no setor bancário e, recentemente, ao precisar de recurso extra, tornou-se também instrutor de ioga." Se o expediente em seu emprego principal costuma ser imprevisível para que consiga se comprometer com outra atividade em um horário específico, tente trabalhos como free-lancer ou atividades que possa exercer em seu tempo livre. Atuar em "call center" virtual, transcrever textos e inserir dados em sistemas são opções, propõe Nancy Fox, presidente da Fox Coaching Associates. Use os conhecimentos profissionais para atuar de forma independente, como "coach" de profissionais, consultor legal, editor de sites ou webdesigner, complementa Brusman. "Se você for contador, faça a contabilidade de outras pessoas e de seus negócios."

É possível que seu segundo trabalho apresente conflitos éticos e legais com o primeiro?
Sim. Leia seu manual de empregado ou revise o contrato de trabalho para verificar o que sua companhia define como conflito, ressalta Gregory Keating, sócio do escritório de advocacia Littler Mendelson. Não faça trabalhos como free-lancer durante suas horas regulares de trabalho. "Se usar computador, papel ou telefones da empresa para essa segunda função, você poderá ser demitido", alerta Keating. Trabalhar para um concorrente, ainda que indireto, é outra ideia ruim. Mesmo sem um termo formal que o proíba disso, dizem especialistas, aceitar uma tarefa que compete com a função principal é arriscado. Se não está seguro quanto a um conflito potencial, considere pedir permissão. Se tiver sinal verde de seu superior, documente-o por escrito. "Envie um e-mail de agradecimento, acrescentando que permanecerá comprometido com seu emprego principal", diz Keating.

Se você está seguro de que não há conflitos, deve contar ao seu chefe sobre o segundo emprego?
Pergunte-se por que você precisa contar ao seu chefe, aconselha a coach Roberta Chinsky Matuson, presidente da consultoria Human Resource Solutions. Embora alguns gestores possam ser simpáticos à ideia, outros podem questionar seu comprometimento ou começar a olhar para sinais de fadiga ou diminuição de produtividade, salienta Matuson. "Gestores apreciam honestidade. Mas, se falar sobre seu segundo turno, terá também de prometer que sua produtividade não será afetada por ele -e cumprir", considera Keating.

Que efeitos um segundo trabalho pode ter em termos pessoais?
Seu equilíbrio pessoal-profissional sofrerá, já que terá menos tempo para família e amigos, bem como para si próprio. Mas poderá haver fatores positivos do segundo emprego -além do aspecto financeiro.
"Você encontra diferentes tipos de pessoa, aumenta a rede de contatos e desenvolve competências diversas. Há tanta incerteza no mercado de trabalho que sua única segurança real são suas habilidades e sua inteligência", destaca Brusman.
Se você está se sentindo entediado em seu trabalho diário, uma segunda função pode acabar sendo rejuvenescedora, acrescenta Blumenthal.
"Para algumas pessoas, a atividade extra não se torna um fardo, e sim oferece-lhes sensação de renovação profissional", conta. "Ainda que esse trabalho tenha nascido de uma necessidade, ele pode ser a chance de explorar novos horizontes."


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Novos talentos: Corretora recruta 33 para vários estados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.