São Paulo, domingo, 17 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CURSOS

Plano de continuidade diminui risco em catástrofe

Aulas dão noções de elaboração de estratégias e procedimentos

MILENA UATI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Terremotos, acidentes aéreos, furacões, ataques terroristas, greves, falta de energia: pode uma empresa sobreviver a tamanhas intempéries? A resposta, de acordo com os profissionais de continuidade de negócios -especialistas em prever situações de risco que possam "tirar do ar" o negócio da empresa-, é "certamente". Para isso, a cada risco identificado, desenvolvem um plano de ação para reduzir as chances de haver falhas e descrevem procedimentos a serem seguidos em uma emergência. Uma das preocupações crescentes das empresas em termos de gerenciamento de risco é a adequação a padrões internacionais de gestão da segurança de informação. Entre eles, destacam-se as certificações ISO 27001 e a BS-7799-2:2002, que demandam planos de continuidade de negócios. Esses assuntos são abordados no curso Business Continuity Management (Gestão da Continuidade de Negócios), oferecido pela Daryus e acompanhado pela Folha.
Teoria e prática
Com aulas expositivas e exercícios práticos, o curso visa a proporcionar a conceituação necessária para a elaboração de um plano de continuidade. Análise de impacto nos negócios -conhecida pela sigla em inglês BIA- e gestão de continuidade e riscos corporativos são outros temas abordados. "Profissionais que atuam na área estão valorizados", afirma o consultor Jefferson D'Addario, professor do curso. "A experiência do instrutor e as discussões entre os participantes do curso foram pontos positivos fundamentais", destaca o participante Antonio Guedes, gerente da divisão de produção e segurança da Cassi. Gestores que pretendem implantar um projeto de continuidade em suas empresas e que buscam desenvolver suas carreiras são os principais freqüentadores do curso. Para um melhor aproveitamento, é recomendável ter conhecimentos de continuidade e processos de negócios, TI, normas internacionais de gestão de segurança de informação e noções de inglês.


A analista de sistemas Milena Uati fez o curso por intermédio da Folha e a convite da Daryus

Texto Anterior: Bancos de dados e sites ajudam a encontrar vaga
Próximo Texto: ESTÁGIO E TRAINEE
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.