São Paulo, domingo, 18 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

estágios & trainees

Rotatividade propicia visão mais generalista

MARIA CAROLINA NOMURA
DA REPORTAGEM LOCAL

Seis meses atrás, a estagiária Julia Solomon, 23, trabalhava na área de marketing de produtos de cardiologia, na Novartis, empresa do setor de saúde. Atualmente, apesar de continuar nessa área, seu foco são os produtos de neurociências. "O que muda são os projetos e o estilo de gerência", conta.
Solomon, que estuda administração de empresas, faz parte do programa de estágios rotativos da farmacêutica, que, por enquanto, só existe para a área de marketing -produtos, serviços e relacionamento.
De acordo com Luiz Bueno, gerente de RH da Novartis, o estágio dura dois anos, mas o estudante fica seis meses em cada uma dessas áreas.
A grande vantagem do "job rotation", aponta Bueno, é o maior grau de exposição do profissional às áreas da empresa. "A expectativa é que esse estagiário seja um gerente júnior em até três anos. O estagiário regular deve assumir esse posto em seis anos", compara.
Apesar de o "job rotation" ser mais comum em programas de trainees, segundo Seme Arone Jr., diretor-presidente do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), as empresas mais estruturadas já adotam a prática com estágios. "Essa é uma logística difícil de implementar."
Na GRSA, do setor de alimentos, o estágio rotativo é ainda um piloto. Mariela Junque, gerente de desenvolvimento corporativo, explica que o jovem profissional conhece as 13 áreas da empresa em um ano e, dessa maneira, adquire um conhecimento generalista. "Passado esse período, ele vai para a área de sua formação."
Foi o que aconteceu com Maíra Cadorini, 21, que já passou por todas as áreas e hoje está no setor financeiro. Com a experiência, ela diz que aprendeu como funcionam as operações da companhia. Para Mariá Giuliese, diretora-executiva da consultoria Lens & Minarelli, esse tipo de estágio "só funciona se o estudante tiver acompanhamento".


Texto Anterior: A escolha
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.