S?o Paulo, domingo, 18 de julho de 2010

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Entrevistado pode solicitar "feedback"

Se a empresa não der a resposta da seleção no prazo acordado, vale questioná-la, recomendam consultores

PAULA NUNES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Entraremos em contato."
Quem nunca saiu de uma entrevista de emprego com essa promessa, na esperança de ouvir um "parabéns pela contratação" dias depois?
A arquiteta da informação Patrícia Rez, 30, por exemplo, passou por essa situação três vezes nos últimos meses. Diz que preferiria ter sido recusada em todas a ter de superar a ansiedade de esperar respostas que nunca vieram.
Sobre a primeira, ficou sabendo que o cargo que disputava já havia sido preenchido por uma colega que trabalhava na mesma companhia. No caso da segunda, esperou o "feedback" por três semanas, então resolveu escrever um e-mail pedindo resposta. Até hoje não a recebeu.
Na terceira entrevista, para um posto que deveria ser preenchido com urgência, "disseram para aguardar a aprovação do dono da empresa, que não estava lá".
"Foi só desculpa", conta Rez, que ainda não sabe o que aconteceu com a vaga.

RUIM PARA TODOS
Nessas situações, orienta a consultora Suzana Paiva, da DM Recursos Humanos, o entrevistado pode questionar a contratante caso não receba definição no prazo acordado.
Deve recordar, contudo, que algumas seleções são mais demoradas -por isso é importante tomar conhecimento das etapas a serem percorridas e de sua duração.
O impacto da ausência de "feedback" nos processos seletivos se dá não apenas sobre o candidato que fica a ver navios. A imagem institucional da empresa também sofre arranhão, dizem consultores em recursos humanos.
"Muitas companhias ainda não perceberam o quanto essa questão simples impacta a imagem delas. Para o bem e o mal", afirma Paiva.
Luís Testa, gerente de marketing, da Vagas.com, concorda. "As empresas estão recebendo pessoas que querem se juntar às suas equipes e, em muitos casos, podem até ser potenciais clientes."
A situação, diz o executivo, dificilmente fará com que o profissional pare de enviar currículos. "Mas poderá pensar duas vezes antes de adquirir um produto ou serviço de quem o ignorou quando ele bateu à sua porta."


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