S?o Paulo, domingo, 18 de julho de 2010

Texto Anterior | Índice

Profissional de mercado de capitais ganha regras

Carreira de analista foi regulamentada

CAROLINE PELLEGRINO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A profissão de analista de valores mobiliários foi regulamentada na segunda-feira passada (12). A medida, prevista na Instrução CVM nº 483/2010 e publicada no Diário Oficial da União, define atividades dos profissionais, deveres do empregadores e direitos da categoria.
Entre as mudanças, a partir de 1º de outubro, esses profissionais poderão solicitar credenciamento diretamente na entidade que os representa, a Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais), e não terão mais de se dirigir à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para fazer o registro. Atualmente a CVM tem 1.056 profissionais habilitados.
Segundo a Apimec, a regulamentação facilitará a obtenção de habilitação para o exercício das atividades, além de representar diminuição de custos e burocracia.
No documento, estão previstos um código de conduta e o reconhecimento das funções desses profissionais, como a elaboração de relatórios para análises que influenciam a decisão de investidores do mercado financeiro.
Entre os principais destaques estão a permissão para as empresas realizarem análise de valores mobiliários e a introdução de um regime jurídico próprio para essas instituições. Os empregadores deverão ter, no mínimo, 30% da equipe de analistas credenciada até 31 de dezembro.

LEIA MAIS sobre a regulamentação
www.apimec.com.br
www.cvm.gov.br



Texto Anterior: Vagas 2: Veja 84 oportunidades em São Paulo e Brasília
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.