S?o Paulo, domingo, 18 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Atividade estimula subsídio de pós

Empresas que adotam 'e-learning' incentivam pós-graduação a distância de seus funcionários

DE SÃO PAULO

As empresas que oferecem treinamentos a distância são mais propícias a subsidiar pós-graduação nessa modalidade para funcionários.
"Essa adesão [ao ensino a distância] depende muito da política de treinamento da instituição", explica Eleonora Jorge Ricardo, presidente da Anitec (Associação Nacional de Inovação, Trabalho e Educação Corporativa).
Segundo ela, quando a empresa entende a efetividade dos cursos a distância, a aceitação de funcionários graduados ou especializados por esse meio aumenta.

APOIO
Para o analista de negócios Valter Sanches Gonçales Filho, 32, o fato de a empresa onde trabalha em São Paulo investir em treinamento a distância o ajudou a obter subsídio de cerca de 45% na mensalidade do MBA Executivo em Gestão de Negócios a distância que faz no Ibmec.
Sem tempo para cursar uma especialização presencial, a escolha pelo curso a distância, diz, "foi natural". "O custo e a flexibilidade me atraíram", afirma Filho.
O preço também pesou para Eduardo Seiji Maruo, 33, ao optar pelo MBA da FGV Online: "É quase metade do valor do curso presencial".
Maruo afirma não ter enfrentado dificuldades para conseguir subsídio de quase 50% da empresa. "Não houve objeção", conta.
Para Vladimir Valladares, diretor da V2 Consulting, obter o apoio da empresa independe da modalidade do curso. O mais importante, diz, é "verificar se agregará algo ao que ele [funcionário] faz".
A presença recente de instituições consideradas de primeira linha na modalidade EAD (ensino a distância) também reforça o argumento dos funcionários e os ajuda a conseguir subsídio, ressalta Eleonora, da Anitec.

CRESCIMENTO
Na FGV, há 14 MBAs a distância, implantados a partir de 2003. "Esses cursos incentivam a [ter] disciplina", frisa Stavros Xanthopoylos, diretor da FGV Online.
No Ibmec, são 17 MBAs e duas pós a distância, iniciados a partir de 2009 e destinados principalmente a empresas, afirma Patricia Alberton, gerente de educação a distância e "in company".
"O profissional [que escolhe EAD] quer a aplicação do [conhecimento] acadêmico à prática", diz. A Trevisan tem um curso de gestão aplicada ao esporte, lançado em 2010.


Texto Anterior: Atividade fora do expediente conta hora extra
Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.