São Paulo, domingo, 20 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GIZ À MÃO

36% têm menos de cinco anos de experiência

Mais de 40% dos docentes possuem só graduação ou especialização, diz Inep

DA REPORTAGEM LOCAL

Para boa parte dos docentes de terceiro grau, estar à frente da lousa é novidade: 36% dos professores das 2.381 instituições de ensino superior no Brasil têm, no máximo, cinco anos de experiência em sala.
O segundo grupo mais representativo, com 18%, é o de professores que acumulam de 11 a 20 anos de trabalho na instituição. O menor percentual fica com os docentes com 21 anos ou mais de atuação.
Para o secretário de Educação Superior do MEC, Ronaldo Mota, esses números não surpreendem. "É preciso incorporar a população jovem como novos docentes. O Brasil está formando 12 mil doutores e 40 mil novos mestres por ano."
Os dados, elaborados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), ligado ao MEC, fazem parte do Cadastro Nacional de Docentes.
Os professores com menos tempo de docência estão, em sua maioria, em instituições privadas. É nas particulares que lecionam também, em geral, os com menos titulação -o que representa um bom mercado para os interessados em ingressar nessa carreira.
Isso porque, além de estreantes em sala, 40% dos docentes possuem só graduação ou especialização; 24% do total são doutores e outros 35% contam apenas com mestrado.

Titulação
"Na realidade do mercado, mesmo na esfera privada, é muito difícil ter só graduação. Já nas federais, o difícil é a admissão; elas abrem vagas para doutores", explica o fisioterapeuta Gerson Cipriano Jr.
Aos 29 anos, Cipriano divide-se entre os ensinos público e privado. Na Unifesp, ele leciona em um curso de pós-graduação. Na Universidade Ibirapuera, há um ano, coordena a graduação em fisioterapia, onde dá aula.
Apesar do salário, é o incentivo à pesquisa que divide os que se dedicam à universidade pública ou à privada. "A remuneração de uma instituição privada é cerca de 2,5 vezes maior que a de uma pública", considera Cipriano.


Texto Anterior: Profissional troca banco por carteira
Próximo Texto: Doutorado é degrau para ascensão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.