São Paulo, domingo, 20 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livros

Preferência por variedade é marca de profissionais "renascentistas"

Tuca Vieira - 31.jan.2006/Folha Imagem
Obra aborda o perfil de trabalhadores que se recusam a se ater a uma única atividade


RAQUEL BOCATO
DA REPORTAGEM LOCAL

Em plena pós-modernidade, existem algumas personalidades do período do Renascimento (entre os séculos 14 e 17) invadindo o mercado de trabalho.
Não são arcaicas, mas têm traços particulares, segundo a escritora Margaret Lobenstine, em "Os Novos Renascentistas".
Fugindo da era das especialidades, em que é preciso dominar uma técnica ou uma área de conhecimento, esses profissionais reúnem características que dificultariam sua ascensão no meio corporativo, como a recusa a se dedicar a uma única atividade e o desejo de abraçar novas tarefas, mesmo sem haver finalizado a anterior.
Essa ambição pela diversidade fez, segundo Lobenstine, com que eles fossem tratados como trabalhadores distraídos, já que não conseguiriam manter um foco nem se ater a uma área. A autora, porém, os avalia como imprescindíveis no ambiente corporativo.
Os capítulos são entrecortados por tabelas de temas variados -desde nomes de personalidades históricas que reuniram essas características até carreiras adequadas para esse tipo de profissional, passando por vantagens econômicas.
O livro ainda mescla, em toda a sua extensão, testes e exercícios que permitem ao leitor identificar se tem um "espírito renascentista", se preenche os requisitos para um novo cargo e quais são seus pontos focais.
A publicação, em si, é o espelho do Renascentismo, nos moldes propostos pela autora. Trata de vários temas. Para um espírito daquela época, que não mantém um único foco, é apropriado. Para quem deseja profundidade, porém, o livro não supre as expectativas.

Os Novos Renascentistas
MARGARET LOBENSTINE
EDITORA:
Rocco QUANTO: R$ 45
AVALIAÇÃO:   



Texto Anterior: Doutorado é degrau para ascensão
Próximo Texto: Mural
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.