S?o Paulo, domingo, 21 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Colegas incentivam emagrecimento

Apoio e monitoramento de funcionários servem como suporte de longo prazo para seguir dieta

DE SÃO PAULO

Na primeira vez que Rosângela Galhardo, 45, correu uma meia maratona (21 km), seis colegas revezaram-se para acompanhá-la e incentivá-la a terminar a prova.
A cada 3,5 km, um funcionário era escalado para seguir na companhia da profissional. Até o dono da Delphos, empresa em que trabalha, entrou no rodízio.
Para estimular a perda de peso e a corrida como esporte entre seus empregados, a corporação tem um sistema de pontuação de acordo com os circuitos percorridos. Galhardo precisava concluir aquela maratona para ganhar uma viagem à Disney.
Emocionada, ela explica que a vitória provavelmente não seria possível sem o apoio dos colegas. "No fim, foi uma conquista de todos os que estavam lá", afirma.
Assim como correr, seguir dietas e adquirir novos hábitos alimentares pode ser feito por uma pessoa sozinha ou com consultoria médica.
A equipe, porém, é um diferencial de programas corporativos. "O convívio diário faz com que haja participação efetiva", afirma Fernanda Fernandes, gerente nacional do Vigilantes do Peso.

CONTROLE
Cindy Rocumback, 29, consultora júnior da Team Work, de recursos humanos, comprova a teoria. Segundo ela, como todas as funcionárias da companhia aderiram ao programa, ninguém foge da dieta durante as refeições.
"A gente vai almoçar sempre em dupla. Quando uma coloca um frango ou uma salada no prato, a outra não consegue pegar um lanche [de fast food]", exemplifica.
Ela conta que, na companhia, não tem mais coragem de tirar um chocolate da bolsa para comer, em virtude do monitoramento das amigas.
Foi por causa de um colega que a secretária-executiva Tatiana Dorador Martinez, 36, entrou no programa da GE.
O gerente de finanças André Luís Bandini, 32, havia perdido 38 kg -de 163 kg para 125 kg- graças ao sistema da empresa e recomendou que ela também participasse.
Para Martinez, a conversa com o colega "foi o ponto decisivo" para a adesão.


Texto Anterior: Afastamentos para tratamento passam de 2 para 3.890 em 2011
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.