São Paulo, domingo, 22 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARREIRAS DE FUTURO

Executivos contam como atuam

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As carreiras promissoras listadas pelo estudo da FIA devem estar consolidadas até 2020 e fazem parte de um processo que combina profissões que vão surgindo e ganhando força com as que estão deixando de ser importantes. Hoje, já existem profissionais atuando em áreas de destaque e de forma próxima à que definiu o estudo. A Folha ouviu executivos das áreas de sustentabilidade, inovação e planejamento de aposentadoria, que atuam em segmentos como varejo, serviços e consultoria. Confira nesta página. (NCC)


INOVAÇÃO
NOVAS IDEIAS DEPENDEM DE MUDANÇA DE CULTURA

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em 2008, a área de inovação do Ibope Media, criada no segundo semestre, recebeu 30 ideias de funcionários. Dessas, 13 se transformaram em propostas que foram apresentadas aos comitês de avaliação e financeiro.
Em 2009, o departamento, comandado pelo diretor de inovação Alexandre Crivellaro, desenvolve seis novos projetos. "Queremos envolver os funcionários. Estamos finalizando uma rede social interna para facilitar a troca de informações, as sugestões e a participação", diz.
Para ele, mudar a cultura da empresa para que todos sintam-se à vontade para sugerir e inovar é um desafio.

APOSENTADOS
CONSULTORA TRAÇA PLANOS DE VIDA PÓS-TRABALHO

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Passar a aposentadoria pescando, sonho de muitos, não é tão bom", diz, brincando, Carolina Wanderley, consultora sênior da Mercer, que ajuda executivos a planejarem a aposentadoria.
Para ajudá-los a ter qualidade de vida quando param de trabalhar, ela se reúne com eles, traça planos de ações, coloca ferramentas on-line à disposição e realiza encontros esporádicos.
Ela ainda ensina a poupar e a investir -pensando em com quantos anos o executivo quer se aposentar e qual renda é mais adequada- e ajuda a refletir sobre alternativas de investimento, plano de saúde e atividades.

SUSTENTÁVEL
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS EXTRAPOLAM RECICLAGEM

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

No cotidiano profissional de Christianne Urioste, gerente de sustentabilidade do Wal-Mart Brasil, é difícil ter dois dias parecidos.
No cargo desde o ano passado, ela é responsável por transformar políticas de sustentabilidade em ações concretas. Como exemplo, cita conversas com a área comercial para mostrar o que é cadeia produtiva sustentável e o que pedir a fornecedores.
Outras de suas tarefas são criar programas de comunicação com a equipe para disseminar valores ecologicamente corretos, fazer parcerias com ONGs e instituições da área, apoiar o trabalho de construção de lojas ecoeficientes (que economizam 40% de água e 25% de energia), fazer intercâmbios internacionais em busca de boas práticas e participar de fóruns e grupos de trabalhos.
"Meu trabalho vai muito além da reciclagem e tem uma amplitude que eu não imaginava quando aceitei a proposta [para assumir o cargo]. Nosso objetivo é promover a sustentabilidade no país", conta ela.


Texto Anterior: Profissões mais "tradicionais" devem se manter importantes
Próximo Texto: Mural
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.