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IDÉIAS PREMIADAS
Reconhecimento é maior estímulo
Mesmo sem impacto na avaliação de desempenho, boas idéias ajudam a acelerar carreira
Divulgação
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Wilson Gomes, da CST-Arcelor, que já ganhou duas viagens à Europa por sugerir melhorias |
DA REPORTAGEM LOCAL
Planos de incentivo a idéias
são uma nova face das relações
de trabalho, diz a especialista
em inovação Gisela Kassoy.
"O relacionamento entre
profissional e empresa está em
transição. O modelo anterior
definia claramente as tarefas
de um funcionário, que era pago estritamente para realizá-las", analisa. "A tendência é trabalhar para obter resultados,
tanto específicos do cargo como da empresa."
Por causa disso, as formas de
remuneração estão se transformando. "Surgem as atividades
participativas e, entre elas, os
programas de idéias", indica.
Para a professora de RH da
USP e coordenadora da FIA
(Fundação Instituto de Administração) Ana Cristina Limongi, além do contrato jurídico
entre empregador e empregado, há também o psicológico: a
empresa quer resultados; o
funcionário, reconhecimento.
"Mas, na área de inovação, isso ainda não está claro", sinaliza ela sobre as regras que regem
esse contrato psicológico. Há
um desafio de gestão para aprimorar programas de contrapartida", explica Limongi, que
publica, em maio, livro em que
aborda o tema.
"Para o colaborador, além de
vantagens concretas como dinheiro, há ganhos em prestígio,
que podem vir a ser decisivos
nas promoções", avalia Kassoy.
Alessandro Oliveira, 30, é
exemplo disso. Enquanto supervisiona a implantação de
um projeto que criou em 2006,
finaliza uma outra sugestão.
Coordenador da Ticket
Transportes -empresa que incentiva sugestões de funcionários por meio da intranet-, Oliveira afirma que a melhor recompensa para boas idéias é o
reconhecimento de superiores.
"Estou a um passo da promoção. Com certeza, ela virá mais
rápido", aponta Oliveira, que
diz considerar as sugestões um
"trampolim" em sua carreira.
A companhia não oferece bônus ou presentes a quem tem
idéias aprovadas, mas garante
que a aproximação com diretores dá visibilidade.
"É uma forma de se mostrar
para executivos seniores da organização", avalia Gustavo Chicarino, diretor da Accor Services. "É preciso sair da zona de
conforto para encarar o risco."
Tarefa a mais
Quando encarada como vitrine, não como responsabilidade,
a maioria das empresas declara
que apontar soluções não remete a mais pontos na avaliação de desempenho.
No programa da Unilever para profissionais de alto potencial, a sugestão é parte da missão dos funcionários -e renderá mais ou menos visibilidade
de acordo com o sucesso obtido. "Eles têm de criar um produto que faça frente aos demais", destaca Vera Durante,
gerente de RH da companhia.
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