São Paulo, domingo, 22 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Negativa se converte em desmotivador

DA REPORTAGEM LOCAL

Se ter suas sugestões aceitas pela companhia é uma boa notícia, o veto ao projeto pode implicar desmotivação.
"Nenhuma idéia é má, mas pode não estar alinhada às expectativas da empresa naquele momento", explica Gustavo Chicarino, diretor da Accor Services. "A idéia quase nunca vem "redonda"."
Mas a desmotivação pode afetar também os que não se sentem muito criativos.
"Acredito que o processo [de criação] é baseado em um tripé: ambiente, capacitação e estrutura, onde os três precisam estar interligados. Sem dúvida nenhuma, quanto mais motivado o indivíduo estiver, maior será sua criatividade", determina o supervisor de RH da Volkswagen, Marcelo Cavalcanti.
A empresa mantém, desde 2001, um programa para incentivar sugestões de colaboradores. Em contrapartida, oferece prêmios de até R$ 50 mil -valor pago em três ocasiões até hoje.
"As sugestões não precisam ser altamente inovadoras. Um dos maiores benefícios desses programas, a redução de custos, ocorre mais em função de muitas pequenas idéias que de uma grande idéia", diz Gisela Kassoy. "É um prego a menos, redução do uso de papel, eliminação do desperdício", exemplifica.


Texto Anterior: Faces da inovação
Próximo Texto: Mural
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.