S?o Paulo, domingo, 22 de agosto de 2010

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Aos 37, consultora atende a 20 companhias e dá palestras

Eduardo Anizelli/Folhapress
RECICLAGEM A analista Maria Gabriela Leite, 21, acha que sobram vagas na área e é importante se atualizar; "Faço cursos quando posso"

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A jornalista Samantha Shiraishi, 37, é blogueira e consultora de mídias sociais para mais de 20 empresas.
Além de administrar blogs e perfis corporativos na rede, também dá palestras e ensina a usar as ferramentas.
Diferentemente dos profissionais que estão em início de carreira, Shiraishi ganha cerca de R$ 10 mil por mês.
Cada projeto dura, em média, de três a seis meses -os valores variam de R$ 1.500 a R$ 3.000 por trabalho.
Segundo Shiraishi, nos últimos dois anos a quantidade de trabalho dobrou, e a única maneira de atender aos clientes foi contratar uma equipe para ajudá-la com a demanda. "São profissionais de confiança, mas a coordenação de conteúdo e o toque final ficam por minha conta."
A opção de trabalhar em casa se deve à flexibilidade de horário e à oportunidade de ficar mais próxima dos filhos -Enzo, 10, e Giorgio, 7.
"Eu só trabalho em horário comercial, não adianta me ligar aos finais de semana ou após às 19 horas porque eu não atendo", afirma.
Para ela, entre as desvantagens da profissão estão o preconceito, não ter direito a férias e nenhuma garantia trabalhista. "Muita gente acha que rede social é lugar de gente desocupada", diz.


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