São Paulo, domingo, 22 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

sua carreira

Certificação de gestores cresce 242% em 2 anos

Campo de atuação diversificado facilita contratação de profissional

TOMÁS CHIAVERINI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As primeiras notícias da profissão remontam ao início das viagens espaciais da Nasa. Longos projetos e gastos estratosféricos criaram a necessidade de recrutar profissionais preparados para atuar exclusivamente na administração de eventos dessa magnitude.
A partir dessas experiências, o mercado não demorou a perceber a vantagem de contar com gestores de projetos, pessoas responsáveis por prazos, metas, mão-de-obra e gastos.
As opções de atuação não se restringem apenas à agência espacial norte-americana. Vão desde gerenciar um show de rock até comandar a construção de um edifício, o que fez com que esses profissionais se multiplicassem pelo país.
Prova disso é o número de certificações que, somente nos últimos dois anos, cresceu 242%, segundo o PMI (Project Management Institute), instituição sem fins lucrativos de divulgação da profissão e de certificação. Atualmente há 200 mil membros em 125 países.
Os engenheiros e os especialistas em tecnologia da informação ainda representam cerca de 70% dos gestores de projetos, mas os profissionais da área da administração têm conquistado espaço no setor.
Segundo o professor da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) Roberto Sbragia, a expansão do mercado também acontece nas universidades, que passaram a ensinar a disciplina de gestão de projetos e a oferecer cursos livres na área.
Para Célio Fernando Domingues de Mello, 46, a possibilidade de trabalhar em qualquer setor é o que torna a profissão bastante atraente. O engenheiro civil, no entanto, admite não ter feito plano de carreira para se tornar gestor de projetos.
"Comecei a fazer certas modificações no setor em que trabalhava e, sem perceber, estava gerindo projetos. Quando comecei a conhecer as ferramentas, identifiquei-me com a área", conta ele, que ainda não é um PMP (sigla em inglês para profissional de gerenciamento de projeto) certificado que não adquiriu por "falta de tempo".


Texto Anterior: Gratuito 2: Inscrição para curso começa no dia 25
Próximo Texto: Saiba mais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.