São Paulo, domingo, 23 de setembro de 2007

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CABO-DE-GUERRA

Briga "em casa" acirra rivalidade nas empresas

Departamentos concorrem por poder, investimentos e talentos

Danilo Verpa/Folha Imagem
Patrick Krauss, gerente de operações da ADT Security Services (no centro), diz acreditar que a competição entre departamentos traz bons resultados à empresa

MARIANA IWAKURA
DA REPORTAGEM LOCAL

A competição entre empresas é normal e, pelas "leis de mercado", benéfica. Motiva organizações a entregar melhores produtos com custos mais atraentes para o consumidor.
Porém, quando ela ocorre dentro do próprio local de trabalho, os resultados são controversos -vão do estímulo à melhoria até a "puxada de tapete".
O mais comum, nesse casos, é constatar que o inimigo mora na mesa ao lado, no mesmo setor de atuação. Há, no entanto, outro tipo de rivalidade, muitas vezes velada, nas corporações: aquela que acontece entre seus diferentes departamentos.
De acordo com levantamento da comunidade de "network" ToTheTop, feito com exclusividade para a Folha, esse tipo de concorrência chega a ser maior do que a entre pessoas da mesma área na avaliação de 44% dos entrevistados.
Foram consultadas 329 pessoas, de trainees a diretores, pertencentes a 206 empresas. Para 66% delas, a empresa estimula a competição interna.
Enquanto a disputa entre indivíduos ocorre por um posto mais alto ou pela cobrança do superior, na rivalidade entre os setores, a briga é por poder, investimento ou talentos.
"Existe mais competição pelos melhores profissionais", diz Petros Katalifós, diretor de RH da Siemens Enterprise Networks. "A área que recebe a pessoa disputada é a que oferece o trabalho mais desafiador."
Para Patrick Krauss, gerente de operações da ADT Security Services, a competição entre setores deve ser estimulada. Ele gerencia áreas como telemarketing e fidelização e promove concorrência entre elas.
"Vejo resultados individuais e do time. O ganho tem de ser bom para o funcionário e para a área", ressalta Krauss.

Integração
O grande desafio na competição entre departamentos é manter o equilíbrio, de modo que as áreas cooperem entre si e que o ambiente de trabalho seja bom para o colaborador.
Segundo levantamento da consultoria Hay Group feito com 176 mil pessoas nos últimos dois anos, quando perguntados se as atividades entre as áreas da empresa eram coordenadas e integradas entre si, 48% dos funcionários responderam favoravelmente.
Entre os colaboradores das companhias consideradas as melhores para trabalhar no mesmo levantamento, o índice subiu para 62%. "A integração entre áreas é o diferencial das empresas com melhores práticas", explica Luiz Carlos Zanolli, consultor da Hay Group.

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