São Paulo, domingo, 23 de dezembro de 2007

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CAFÉ COM O PRESIDENTE

Empregado deve levar tema certo

Reclamações, autopromoção e pedidos de aumento são inadequados para essa ocasião

DA REPORTAGEM LOCAL

Para o funcionário que participa de encontros com o presidente ou com altos executivos, a experiência pode tanto ser produtiva quanto ter efeito negativo na carreira. O sucesso depende dos temas que ele aborda durante a conversa.
Apesar da oportunidade de aproximação da cúpula da companhia, pode não ser o melhor momento para fazer reivindicações pessoais ou criticar severamente a empresa.
"O programa é ineficiente quando o funcionário encaminha questões que não cabem ao presidente, como uma reclamação sobre o chefe ou um pedido de aumento", alerta Marta Campello, professora da Fundação Dom Cabral.
O momento também não é propício para autopromoção -cantar vitórias ou anunciar ter feito um MBA. "Quem quer vender o próprio peixe conquista a antipatia dos colegas e do presidente. Os resultados conseguidos devem falar por si", acrescenta Campello.
A consultora de carreira da BSP Career Sandra Cruz aconselha o empregado a agir naturalmente quando em contato com o executivo: ser espontâneo, mas com educação.
"Para impressionar, ele deve aproveitar a oportunidade para fazer perguntas sobre a empresa e o negócio", opina.
Nos encontros entre presidente e funcionários da Suzano, o executivo e a diretoria vão às unidades apresentar resultados e desafios. No fim, os empregados podem fazer perguntas por escrito ou no microfone.
Entre os assuntos mais comuns estão a gestão de recursos humanos, a do negócio, os planos da empresa e o mercado.
"Os funcionários trazem questões estratégicas, como rumores de que haverá uma nova linha de produção", exemplifica Denise Casagrande, diretora de recursos humanos. (MI)


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