S?o Paulo, domingo, 24 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasil cai no ranking de otimismo de emprego

Queda é resultado de inflação e alta de juros

PATRÍCIA BASILIO
DE SÃO PAULO

O Brasil caiu da 4ª para a 20ª posição no ranking mundial de otimismo sobre o emprego no segundo trimestre deste ano, em comparação com o primeiro. No país, 26% das empresas esperam contratar mais em 2011 ""eram 32% no primeiro trimestre, mostra pesquisa elaborada com 11 mil empresas em 39 países pela consultoria Grant Thornton, obtida com exclusividade pela Folha.
A inflação e a alta da taxa de juros foram os principais responsáveis pelo resultado, na avaliação de Marcos Sanches, sócio da consultoria. "Intimidados com uma possível crise, os empresários estão reduzindo o número de contratações", explica ele.
O crescimento de 2010 também contribuiu para o resultado. "[O ano passado] foi atípico. O Brasil deve fechar 2011 com um crescimento mais lento e moderado", avalia.
A Índia (76%), a Turquia (60%) e a Suécia (56%) foram os líderes de otimismo do ranking. "Dentro dos Brics [bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul], tivemos a maior queda no índice de otimismo de emprego", compara Sanches.
Nos EUA, "contratações ocorrem para repor cortes".


Texto Anterior: Foco: Jovens assinam projeto para ONG com renomados escritórios de arquitetura
Próximo Texto: Trainee: Empresas contratam jovens profissionais
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.