São Paulo, domingo, 24 de agosto de 2008

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livros

Inovação deve focar tanto o cliente como a prateleira

ANDRÉ LOBATO
COLABORAÇÃO PARA FOLHA

Gabaritados para falar sobre gestão, o CEO da Procter&Gamble, Alan George Lafley, e o consultor de empresas globais Ram Charan oferecem ao leitor dicas práticas de inovação no livro "O Jogo da Liderança: Metas e Estratégias de Inovação para o Sucesso de Sua Empresa", da editora Campus.
Direcionado para executivos e profissionais interessados em assumir posições de liderança estratégica, o livro traz experiências da multinacional e de outras companhias globais, como DuPont, GE e Google.
A obra sugere que a cultura de inovação deve focar o cliente e a prateleira, independentemente de quanto a empresa tem para investir.
Por isso Lafley fala em dois "momentos da verdade": quando o cliente decide o que comprar e experimentar e quando ele adota o produto que comprou e experimentou. Assim, a inovação deve motivar a primeira compra, mas precisa ser útil para que o cliente volte.
A falta de casos de empresas brasileiras e de países emergentes, como Índia e China, limita o cenário em que são criadas as inovações para as grandes companhias.
Apesar disso, a obra reúne desafios teóricos e casos de fracasso que podem ser considerados lições e ajudar o empresário brasileiro a vislumbrar soluções criativas para a venda de seus produtos.
Seções práticas, como as "Regras do Brainstorm", reforçam o lado didático do livro.
Há algumas lições básicas, como a segmentação dos públicos-alvos, e outras mais complexas, como a explicação da importância de evitar a cultura de inovação que envolva esforços impossíveis.

O Jogo da Liderança: Metas e Estratégias de Inovação para o Sucesso de Sua Empresa
A.G. LAFLEY E RAM CHARAN
Editora: Campus; Quanto: R$ 69,90
(320 págs.)


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