S?o Paulo, domingo, 25 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Definição de direitos é vantagem

Hoje free-lancers, DJs poderão ter direitos após a regulamentação

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Na prática, a aprovação da regulamentação da carreira de DJ terá como principal benefício a fixação de direitos trabalhistas e previdenciários, apontam profissionais do setor e especialistas.
"Se os DJs trabalham como free-lancers mais de três vezes por semana, por exemplo, devem ser registrados. Mas, como a profissão não é reconhecida atualmente, não se pode registrá-los como disc-jóqueis", explica o presidente da comissão de direito trabalhista da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil), Eli Alves da Silva.
Para a DJ Ana Flavia, 36, que discoteca no D-Edge, uma das vantagens do projeto é regularizar as atividades dos que hoje são free-lancers.
"Gostaria de trabalhar registrada em uma boate e fazer trabalhos extras só se houver necessidade. Nós não temos garantias trabalhistas nem benefícios", expõe.
Formada em publicidade e propaganda e ex-proprietária de um salão de beleza, Ana, que é DJ desde 1999, vê na regulamentação uma chance de "diminuir a crescente banalização na área".
"Hoje presenciamos no Brasil um "boom" de DJs-celebridade, que usam CD gravados nas apresentações. Isso compromete nossa imagem e tira espaço de profissionais."

MUITO TREINO
Nem todos se empolgam com as mudanças. O disc-jóquei do programa Planeta DJ, da rádio Jovem Pan, Paulo Pringles, 28, ressalta que a regulamentação não facilitará o ingresso na profissão.
"Para conseguir espaço, o DJ tem que ter dom para a música e autodidatismo. Tem de treinar muito até ficar pronto para apresentação em festas e casas noturnas."
Foi assim que ele próprio ganhou destaque na carreira. Após cursar dois anos de administração na USP, trocou a sala de aula pelas pistas.
"Sempre quis atuar em rádio e tentei por três anos até que um dia me chamaram. Larguei a faculdade e não me arrependo", analisa.


Texto Anterior: Carreira de DJ deve ganhar regras
Próximo Texto: Raio-X da profissão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.