S?o Paulo, domingo, 25 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trainee ganha rival especialista

Novo tipo de programa mira recém-formado para atuar em área técnica

RAQUEL BOCATO
DE SÃO PAULO

Os programas de trainee, que reinam absolutos há anos, começam a dividir espaço com outro modelo de formação: o de especialistas.
Os dois buscam perfis semelhantes de candidatos -selecionam pessoas com até dois anos de formadas- e oferecem salários similares.
Contudo, enquanto o primeiro tem como objetivo formar gestores, o segundo se pauta pela formação de especialistas -não necessariamente alguém que ocupará em curto prazo um cargo de coordenação ou gerência.
Empresas de construção e de varejo são as que mais investem nesse modelo de formação de especialistas, indica a gerente da consultoria DMRH Fabiana Nakazone.
A gerente da divisão de Jovens Profissionais da consultoria Across, Rosana Tavares, acrescenta ainda as de engenharia e de TI (tecnologia da informação).
A construtora Camargo Corrêa é uma das que mantêm, desde 2007, um programa de dois anos para engenheiros e administradores.
O Jovem Profissional, que ofereceu 30 vagas e reuniu 17 mil inscrições no ano passado, tem cerca de 70% de sua estrutura concentrada no lado técnico. O restante é dedicado ao comportamental.
"Não é um programa técnico, mas para o profissional que vai trabalhar no campo", explica a gerente de desenvolvimento organizacional, Ana Carolina Rodriguez.
Há programas, contudo, que mesclam a formação, preparando para a área técnica e a gerencial. Um deles é o da Racional Engenharia, que oferece cinco vagas.
"Não se define o caminho que ele vai seguir na empresa. Buscamos só engenheiros, para a atividade "core'", esclarece Renata Moraes, gerente sênior de desenvolvimento organizacional.


Texto Anterior: Cuidados para quem trabalha à noite
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.