S?o Paulo, domingo, 25 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Jovem troca vestibular por concurso

Carreira pública serve para pagar estudos e novo curso preparatório

DE SÃO PAULO

Em busca de estabilidade financeira para pagar cursos superiores e de tempo livre para se dedicarem aos estudos, jovens têm optado por concursos públicos antes de prestarem o vestibular.
Levantamento feito a pedido da Folha pelos preparatórios para concursos Concurso Virtual e Academia do Concurso Público mostram o aumento dessa clientela.
No Concurso Virtual, que dá aulas pela internet, 45% dos alunos têm de 19 a 25 anos. Em 2009, eles representavam 27% do total, uma alta de 18 pontos percentuais.
Na Academia do Concurso, a diferença é menor, mas, segundo o diretor, Paulo Estrella, demonstra uma tendência que é percebida em sala de aula. Os alunos sem curso universitário, que representavam 36,9% em 2009, são hoje 39,2%.
Para Estrella, os números mostram uma nova estruturação, visto que o total de alunos teve brusca queda entre 2010 e 2011, passando de 21.608 para 14.950.
Brane Leandro, 20, é um dos novos estudantes. Empregado como estoquista em uma loja de roupas, decidiu que, para estudar para o vestibular de administração em universidade pública, teria de estar em cargo que exigisse menos tempo de dedicação, como serviço público.
Em maio, pediu para ser demitido. O seguro-desemprego providenciou o dinheiro para as mensalidades do cursinho. Quando passar em um dos três concursos que tenta, garante que vai usar parte do dinheiro para um pré-vestibular. "Depois de terminar a faculdade de administração, quero fazer concurso para nível superior."

FALTA DE EXPERIÊNCIA
Para Marcello Marques, diretor do Concurso Virtual, casos como o de Leandro são cada vez mais comuns por conta da alta concorrência e do baixo número de vagas de faculdades públicas.
"A outra opção que eles [vestibulandos] têm é buscar financiamento para pagar o curso, mas ninguém quer começar a carreira já com dívida", explica. Quanto ao motivo de optarem pela carreira pública, em vez de empresas privadas, Marques afirma que a falta de experiência pesa na hora da contratação, o que não ocorre em concursos.(MARCOS DE VASCONCELLOS)


Texto Anterior: Trainees: Setores atacadista e esportivo selecionam
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.