São Paulo, domingo, 26 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CURRÍCULO

A estratégia está em saber realçar os diferenciais

ELAINE SAAD
ESPECIAL PARA A FOLHA

Elaborar um material curricular é uma das tarefas mais difíceis que um profissional enfrenta durante o decurso de sua carreira. A primeira grande tarefa é resumir as informações, pois tudo nos parece de tanta importância que não conseguimos sintetizá-las.
Um currículo nos tempos atuais deve ter no máximo duas páginas, independentemente do momento profissional e da posição ocupada. O segredo da síntese é inicialmente fazer uma descrição geral e ampla e, depois, uma análise de atribuições e resultados. Ele se torna mais competitivo se priorizarmos o nosso diferencial.
O material curricular é como um "folder" de um produto que se lança no mercado: precisa ter boa embalagem e aparência, ser objetivo e claro, expressar a verdade e atrair a atenção do leitor.
Uma empresa recebe centenas de currículos diariamente. Dessa forma, um que seja muito extenso, difícil de ler ou confuso, torna a tarefa mais difícil ainda.
Todo currículo deve ter dados pessoais concisos, deve trazer na primeira folha a área de atuação do profissional, deve conter as informações sobre formação, cursos, idiomas e viagens a trabalho.
Na experiência profissional, devemos descrever as empresas da atual para a primeira, sem esquecer a razão social, o nome-fantasia, o tempo de permanência, uma pequena descrição do setor em que ela atua, o porte e se, por exemplo, é uma companhia nacional ou multinacional.
Em seguida podemos descrever os cargos que ocupamos e dar um "briefing" do que fizemos.
Após finalizar o material, você tem de ter uma sensação confortável em relação ao currículo, ou seja, a de que aquelas duas páginas definitivamente representam você. Não vá ao mercado com um material que não tenha a sua cara e que não expresse o que você é.
Nunca use folhas coloridas ou outro recurso gráfico para chamar a atenção. Você será avaliado pelo conteúdo do currículo, e não pela cara que você dá a ele.


Elaine Saad, 38, é diretora-executiva da Right Saad Fellipelli



Texto Anterior: Depoimento
Próximo Texto: Globalização: Prepare-se para uma nova realidade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.