São Paulo, domingo, 26 de maio de 2002

Texto Anterior | Índice

MARKETING PESSOAL

Perfil profissional agora tem novos "ingredientes"

AMÉRICO RODRIGUES DE FIGUEIREDO
ESPECIAL PARA A FOLHA

No cenário atual, a busca por uma boa oportunidade, que venha acompanhada de remuneração justa, chances de mobilidade de carreira e oportunidade de crescimento profissional, é mais acirrada a cada dia.
O crescimento das ferramentas de tecnologia na última década causou profundas transformações em nossa sociedade, aproximou culturas e alterou nossa vida.
Como o perfil do executivo ideal tem se modificado muito, novos ingredientes vêm sendo agregados à bagagem do profissional:
1) O poder do "networking": quanto mais amplo o leque de relacionamento profissional, maiores as chances de uma indicação para o cargo que mais se encaixa com seu perfil;
2) A importância do conteúdo: a boa formação acadêmica e o domínio de duas ou mais línguas, aliado ao conhecimento de informática, são itens essenciais para a capacitação profissional;
3) A criação de uma identidade pessoal: possuir uma idéia clara sobre si mesmo auxiliará na descoberta de quais valores necessitam ser destacados e explorados de maneira eficiente e positiva. A marca pessoal é um dos principais componentes que promovem a diferenciação profissional;
4) Manter os objetivos sempre em mente no campo profissional: estabelecer desde o início quais empresas deseja abordar e qual a melhor estratégia para fazê-lo resultará em maiores chances;
5) Estratégia de abordagem às organizações-chave: uma vez estabelecido o objetivo final e traçada a estratégia, será necessário despertar o desejo das organizações em conhecê-lo melhor.
Apesar da eficiência desses ingredientes, não há uma receita ideal para a conquista de uma boa colocação. No cenário globalizado, o momento econômico mundial e outros fatores certamente influenciarão nas oportunidades. Mas o bom profissional estará sempre pronto para aproveitá-las.


Américo Rodrigues de Figueiredo é diretor de RH para as Américas do Sul e Central da PwC Consulting (PricewaterhouseCoopers)



Texto Anterior: Depoimento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.