S?o Paulo, domingo, 26 de dezembro de 2010

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Personagens do ano

Destaques de 2010 apresentam histórias de liderança e motivação

ADRIANA ABREU
DE SÃO PAULO

No campo, na sala de aula ou no meio de desastres, fatos que marcaram o ano revelam personagens com muito a ensinar sobre a carreira.
São histórias de liderança, motivação e gestão de conflitos em áreas como esportes, educação e cidadania.
Os seis acontecimentos a seguir foram indicados por especialistas em carreira e trazem aprendizados, lições e reflexões a serem aplicados no desenvolvimento de todos os profissionais.

1 - PREPARAÇÃO

Ricardo Loureiro
Em 24 anos de carreira, Ricardo Loureiro, 42, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, não tinha vivido uma temporada tão conturbada. Liderou resgates em Angra dos Reis e no Haiti. "É preciso ter pulso firme com a equipe, eu era o espelho deles ali", diz Loureiro.

FORAM 47 DIAS SEM DESCANSO
12 dias prestando socorro às vítimas de deslizamentos em Angra dos Reis
+
22 dias em salvamentos pós-terremoto no Haiti, que somaram60 resgates
+
13 dias em salvamentos no morro dos Prazeres e morro do Bumba, em Niterói

"Foi uma atividade atrás da outra. Fui escolhido porque tenho experiência e estou em constante treinamento"
RICARDO LOUREIRO
tenente-coronel do Corpo de Bombeiros


LIÇÃO 1
Para Irene Azevedo, consultora da DBM, Loureiro dá um exemplo claro de que preparo é fundamental."Saber lidar com imprevistos deve ser uma das principais características dos líderes", destaca. Outras competências, analisa, são ser capaz de trabalhar sob pressão, saber gerenciar crises e estar preparado para críticas.



2 - LIDERANÇA

Luiz Urzúa
O confinamento de 33 mineiros a mais de 600 metros de profundidade após um desabamento na mina San José, no norte do Chile, deixou várias lições, como a importância do trabalho de um líder e como uma equipe pode unir-se para alcançar um objetivo. O destaque foi o topógrafo Luis Urzúa, 54, último a ser resgatado no dia 13 de outubro e que assumiu a liderança entre os mineiros.

RESPONSABILIDADES QUE O MINEIRO ASSUMIU
Disciplinar o grupo
Racionar a comida
Distribuir as tarefas
Organizar os turnos

LIÇÃO 2
As decisões de um líder são vitais para o desempenho de uma equipe. Calma, autocontrole e persistência são qualidades mostradas por Urzúa. "A decisão de ser o último a deixar a mina demonstra que ele estava no comando", comenta Tânia Casado, coordenadora do Centro de Carreiras da FIA.



3 - ESFORÇO E CRIATIVIDADE

Luciana Landrino
A pedagoga Luciana Landrino, 57, conseguiu arrebatar o primeiro lugar entre as instituições de ensino fundamental no Ideb, índice do Ministério da Educação que mede a qualidade de ensino, com a Escola Municipal João de Deus, localizada no bairro da Penha, no Rio, onde é diretora. Para a pedagoga, falta de condições não é obstáculo para o sucesso.

7,8
Nota da escola dirigida por Luciana Landrino

4,6
É a média nacional do Ideb

"Meu objetivo é mudar a ideia de que escola pública não tem ensino de qualidade"
LUCIANA LANDRINO
diretora da Escola Municipal João de Deus


LIÇÃO 3
Carlos Bitinas, consultor da DRH Talent, aponta que Landrino é, além de persistente, empreendedora. "Ela não espera, faz. Empreendedores são assim, exemplos de proatividade", destaca. Para Ana Cristina Limongi-França, da FEAUSP, a lição que fi ca é que trabalho benfeito traz resultado. "É uma liderança apaixonada. Gostar do que faz é fundamental e é uma qualidade a ser ressaltada."



4 - GESTÃ O DE TA LENTOS

Neymar X Dorival Júnior
Desentendimentos entre o jogador de futebol do Santos Neymar, 18, e o então técnico do alvinegro, Dorival Júnior, 48, refletem uma situação que não é exclusiva do mundo corporativo: a dificuldade de gerenciar talentos.
A situação se agravou após Dorival manter o afastamento do atacante em um jogo contra o Corinthians. Neymar ficou de fora da partida por perder a cabeça com o capitão do time, Edu Dracena, com membros da comissão técnica e com o treinador.

RESULTADO DA CONTENDA
Neymar: ganhou um plano de carreira
Dorival Júnior: foi demitido e, no mesmo mês, assinou contrato com o Clube Atlético Mineiro

LIÇÃO 4
Ter uma estrela na equipe pode fazer toda a diferença. Porém, se o talento não for bem gerenciado, poderá criar transtornos. Segundo Eduardo Baccetti, consultor da 2Get, Neymar é um clássico exemplo da geração Y - nascidos de 1980 a 2000- "que tem difi culdades de respeitar limites". Em relação a Dorival Júnior, Baccetti avalia que, por conta de sua experiência, deveria ter chamado Neymar para uma conversa particular, "sem levar o caso a público".



5 - RISCOS E ESCOLHAS

Kim Clijsters
Ex-número um do mundo, a tenista belga Kim Clijsters, 27, anunciou sua aposentadoria precoce, aos 23 anos, em 2007, para ser mãe.
Sua filha, Jade, nasceu em fevereiro de 2008; um ano e meio depois, contudo, Clijsters retomou a carreira.
Seu desempenho melhorou após o nascimento da filha, mesmo jogando menos por ter de dividir as atenções da carreira com os assuntos domésticos.

RESULTADOS PÓS-PARTO
Setembro: venceu o US Open
Outubro: conquistou o WTA Championship
Dezembro: foi eleita pela WTA (Associação das Mulheres Tenistas) a melhor tenista da temporada 2010

LIÇÃO 5
A tenista é um exemplo de como conciliar com sucesso vida profissional e pessoal. Na avaliação de Irene Azevedo, Clijsters assumiu o risco e depois voltou melhor. "Quando o profissional é competente, nada o impede de dar a volta por cima."



6 - IMAGEM

Silvio Santos
Com 80 anos recém completados no último dia 12, o apresentador e empresário Silvio Santos, ídolo de muitos brasileiros tornou-se, em novembro, alvo da mídia após o polêmico rombo de R$ 2,5 bilhões do banco Panamericano, uma das empresas de seu grupo.
Desde a descoberta das irregularidades, Silvio passou a negociar pessoalmente uma solução para o caso.

"Quando tenho dinheiro, abro uma empresa no Brasil. Aplico no mercado brasileiro.Mas não sou obrigado a ficar sabendo onde é a empresa"
SILVIO SANTOS
apresentador e empresário Em 12.set.10


R$ 2,5 bi
Valor do rombo no banco Panamericano

LIÇÃO 6
Sérgio Enabe, consultor empresarial, avalia que a única maneira de não prejudicar a reputação é ag ir com credibilidade. "Ele tem a obrigação de chamar a responsabilidade para si." Carlos Bitinas, da DRH Ta lent, ressalta um grave erro de líderes de organizações: não estar a par do andamento dos negócios.


Fontes: Ana Cristina Limongi-França, professora da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo); Carlos Bitinas, consultor da DRH Talent; Eduardo Baccetti, consultor da NGet, de recrutamento; Irene Azevedo, consultora da DBM; Luciana Landrino, diretora da EMJD; Ricardo Loureiro, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros; Sérgio Enabe, consultor empresarial; e Tania Casado, coordenadora do Centro de Carreiras da FIA (Fundação Instituto de Administração)


Próximo Texto: Consultoria de carreira
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.