S?o Paulo, domingo, 27 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Setor de comércio lidera crescimento

Maior poder de compra no país impulsionou salários e geração de postos de trabalho, analisam especialistas

DE SÃO PAULO

Depois de amargar o menor aumento salarial entre os segmentos em 2009 (6,23%), o comércio deu uma guinada no ano passado e liderou a alta salarial entre os setores, com aumento de 8,58%, indica pesquisa do Datafolha.
O segmento da construção civil ficou com a segunda colocação, com 8,25% .
Segundo Vladimir Pinheiro Ponczek, especialista em economia do trabalho da FGV-SP (Fundação Getulio Vargas de São Paulo), é natural que esses dois sejam os carros-chefes, devido ao crescimento imobiliário e ao aumento do consumo no ano passado. "O comércio deve ter participação cada vez mais intensa na economia."
O aumento do poder de compra do brasileiro impulsionou a geração de empregos no varejo, valorizando salários, avalia Júlia Ximenez, economista da Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).
"As pessoas começam a escolher onde querem trabalhar", acrescenta Ximenez.
Na região metropolitana de São Paulo, o comércio varejista teve saldo de 938.426 posições ocupadas em 2010. O número indica crescimento de 7,4% no comparativo com 2009, mostra estudo da Fecomercio elaborado com base no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego).

REMUNERAÇÃO
Para Marcelo Ferrari, da consultoria Mercer, outro fator relacionado ao aumento dos salários é a forte atuação dos sindicatos, que foram bem-sucedidos em negociar reajustes acima da inflação.
Segundo ele, é preciso considerar ainda remuneração variável, como comissão.
No caso de Ivo Gusmão, 22, vendedor técnico da Georg Fischer, que comercializa produtos para medição, controle e transporte de fluidos, o aumento foi de 10% no ano passado -a parte fixa de seu salário passou para R$ 3.500.
Com a renda variável, contudo, "o valor [total] pode dobrar", assinala o profissional, que tem entre suas funções prospectar clientes e fazer treinamentos e vendas.


Texto Anterior: Salários têm aumento de 7% em 2010
Próximo Texto: Metodologia: Datafolha avaliou 130 empresas na Grande SP
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.