S?o Paulo, domingo, 27 de março de 2011

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CURSOS

"Coaching" virtual aumenta no país

Processo on-line perde em análise de postura e empatia com treinador, mas compensa com exercício de reflexão

BRUNA BORGES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A versão on-line do "coaching", modalidade de treinamento que chegou ao país há cinco anos, ganha espaço.
Sondagem da Sociedade Brasileira de Coaching, que ministra cursos de formação, mostra que cerca de 40% das sessões dos 3.500 associados ocorrem por meio eletrônico.
O processo é realizado por telefone, videoconferência, comunicador instantâneo, como Messenger, ou e-mail. E surge como alternativa ao treinamento presencial.
Um dos motivos para a popularização do "coach" virtual é o custo menor, já que não há gasto com espaço ou deslocamento, além da economia de tempo.
Especialistas, contudo, afirmam que, na metodologia a distância, perde-se um dos fatores para o diagnóstico e a definição de objetivos: a análise da postura corporal do "coachee" (treinado).
"Nas sessões on-line, não é possível perceber a reação corporal inteira. Por isso, passei a dar tarefas de reflexão prévias", explica Fernanda Barcellos, especialista em "coaching" para atores.
Para Christian Schues, "coach" do Instituto Ecosocial, as sessões por telefone funcionam com pessoas reservadas. Apesar de preferir o treinamento presencial, ele diz que é possível compensar a perda do contato pessoal com outras ferramentas.
Uma é enviar questionamentos por e-mail para, depois, abordar o tema e criar empatia com o "coachee".
"O "coach" deve buscar ferramentas para complementar o treinamento caso identifique dificuldades", opina a "coach" Adriana Marques, que diz que a qualidade do processo é definida pela competência do "coach" e a dedicação do "coachee".
"O que conta é a empatia e a confiança que a pessoa transmite", diz Maria João Silva, 27, que mora em Portugal. Há sete meses, a "controller" de vendas faz sessões de "coaching" com Priscilla de Sá -cuja base é São Paulo.

INTERAÇÃO COM A TELA
Há no mercado serviços que oferecem o treinamento após diagnóstico feito eletronicamente em sistema de respostas automáticas.
O sistema funciona apenas pela internet. O "coachee" entrega tarefas e recebe diagnósticos mensais feitos por "coaches", com dicas de como melhorar processos.
A Sociedade Brasileira de Coaching afirma que o processo de "coaching" demanda interação direta entre as partes -as sessões podem ocorrer por meios eletrônicos, mas há necessidade de relação entre os agentes.
A atividade, contudo, não é regulamentada -não há normas quanto à formação.


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