São Paulo, domingo, 27 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

cursos

Aula grátis nem sempre agrega valor

Custo zero é tentador, mas experiência só será vantajosa se estiver alinhada com a carreira

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

De graça, até injeção na testa. Se esse ditado faz parte do seu vocabulário, você deve aceitar com facilidade fazer um dos muitos cursos gratuitos oferecidos na cidade por instituições e governo. Afinal, sem ônus, é um bom negócio, certo?
Não necessariamente. Cursos gratuitos atraem sobretudo por não ter custo. Se as aulas serão perda de tempo ou um destaque no currículo dependerá da avaliação de como elas se encaixam em sua carreira.
"Não é porque é de graça que agrega [valor ao currículo]", diz Juliana Barros, consultora da Manager. "É preciso saber se o conhecimento será aplicado."
Para isso, deve-se identificar o potencial do profissional e desenvolvê-lo. "Aconselho a ter foco na busca pelo curso e alinhá-lo ao talento que já tem", diz Viviane Massa, supervisora do Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola).
Isso porque, num processo seletivo, contarão pontos os conhecimentos relacionados à vaga; do contrário, podem até pesar contra. "Se o candidato quer trabalhar com administração e tem curso de informática, é melhor destacá-lo. Curso de pintura, nesse caso, não adiantará", aponta a gerente da Gelre Maria de Fátima e Silva. E contrapõe: se a vaga for para auxiliar de escritório em galeria de arte, a experiência com pincéis não deve ser descartada.
Foi um curso gratuito de capacitação para o varejo, aliado a um perfil comunicativo, que propiciou a Aparecida Donizete Rocha, 51, a vaga no serviço de atendimento ao cliente no shopping Metrô Tatuapé. "O programa superou minhas expectativas. Aprendemos liderança, iniciativa, polivalência."
Mesmo sem pagar, vale exigir qualidade. Na hora da escolha do curso, Barros sugere falar com quem já o fez. "Peça também o cronograma e o conteúdo e verifique quem serão os professores." (MARIANA IWAKURA)


Texto Anterior: Hotelaria
Próximo Texto: Opções gratuitas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.