São Paulo, domingo, 28 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONCURSOS

À procura de estabilidade, profissionais abandonam carreiras em ascensão nas empresas

Mudança de setor privado para público requer planejamento de longo prazo

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Estabilidade de um lado, pressão por resultado e competitividade crescentes do outro. Colocados esses fatores na balança, tem-se parte da razão pela qual muitos profissionais abandonam carreiras promissoras em empresas privadas para trabalhar para o governo.
É o caso da arquiteta Renata Rezende, 29. Depois de trabalhar dois anos na Itália e desenvolver diversos projetos no Brasil, ela optou por um emprego na Prefeitura de São Paulo. "A estabilidade pesou no início. Mas, hoje, vejo outras vantagens no setor público, como não levar trabalho para casa, ter tempo para estudar e viver menos estressada", conta.
Rezende prestou concurso há dois anos, mas foi chamada para a vaga há apenas um mês. "Ainda estou em fase de adaptação. O ritmo de trabalho é diferente, a flexibilidade no desempenho das funções é menor. Creio que isso seja necessário para administrar uma cidade do tamanho de São Paulo", analisa, ressaltando que ter a oportunidade de contribuir para a melhoria do município é um grande fator de motivação.
Há ainda quem sonhe com a carreira pública mesmo antes de estrear no mercado de trabalho. A estudante Tarcila Santos, 21, é um exemplo. "A estabilidade é muito atrativa."
Ao avaliar a possibilidade de atuar no setor público, no entanto, é preciso tomar cuidado. De acordo com o professor Cláudio Salvadori Dedecca, da Unicamp, é necessário pensar a carreira no longo prazo para não se decepcionar mais tarde. "Uma promoção pode demorar mais de dez anos", ressalta.
Segundo o psicólogo Fabiano Fonseca, da USP, também é importante "conseguir lidar com a frustração de não colocar em prática o que foi objeto de estudo durante anos na faculdade".
(FRANCINE DE LORENZO)

ONDE OBTER AJUDA - Serviço de Orientação Profissional da USP Telefone: 0/xx/11/3091-4174


Texto Anterior: Inscrição acaba em 9/6
Próximo Texto: Fique de olho: Confira a agenda de concursos públicos com editais recentemente publicados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.