São Paulo, domingo, 28 de setembro de 2008

Próximo Texto | Índice

TEMPO DE VAGAS

Corrida para os postos de fim de ano começa cedo

Estimativa de crescimento para 2008 é de 8%

Marcelo Justo/Folha Imagem / Agradecimento: Samira Jóias
Trabalhar como temporário é chance de mostrar competência e tentar garantir uma vaga efetiva no final do período

DIOGO BERCITO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os interessados em ocupar uma das vagas temporárias abertas para atender o movimento do final do ano, impulsionado pelo Natal, precisam começar desde já a se inscrever nos processos seletivos.
"O candidato não deve sequer esperar que a vaga seja anunciada", alerta Luciana Querino, gerente da Man- power. "Como os postos têm de ser preenchidos rapidamente, é costume que haja um banco preventivo", diz.
Querino aconselha os candidatos a procurar as agências de emprego e os empregadores e incluir seus currículos nos bancos de dados dos sites.
O número de vagas de trabalho temporário para o final do ano deve crescer cerca de 8% em 2008, passando a 113 mil, segundo levantamento do Sindeprestem (sindicato do trabalho temporário) divulgado no início do mês.
Mais da metade dessas vagas serão oferecidas no Sudeste, sendo 36.706 delas em São Paulo, de acordo com a instituição. Já a previsão de efetivação desses temporários é de 37%, três pontos percentuais a mais que o observado no ano anterior.
Entre as razões para o crescimento, Vander Morales, diretor do Sindeprestem, destaca o aumento da procura pela formalização.
"O empresário descobriu que é mais interessante ter um empregado legalizado do que arriscar ser alvo de um processo trabalhista", diz.
Para Fernanda Della Rosa, gerente do departamento de economia da Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), o aumento deve-se também ao aquecimento da economia e às facilidades de crédito.
Na opinião de Della Rosa, porém, o crédito corre o risco de ser encurtado, devido à crise financeira nos Estados Unidos -o que pode frear o consumidor e diminuir o bom desempenho do varejo.

Vagas
A Folha levantou mais de 47 mil vagas que já estão abertas para o final do ano (veja nesta página).
Grandes redes, como Pão de Açúcar, Magazine Luiza e C&A, preferiram não divulgar seu número de postos de trabalho temporário, mas também devem abrir vagas para contemplar o aumento da demanda no período.
Nos shoppings, não são somente as lojas que irão contratar -o efetivo de seguranças e manobristas do MorumbiShopping, por exemplo, deverá crescer 10%.


Próximo Texto: Entrada: 29% das vagas devem ser dos novatos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.