São Paulo, domingo, 28 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

concursos

Metodologia de estudo ajuda candidato a passar

MARIA CAROLINA NOMURA
DA REPORTAGEM LOCAL

Para passar em concurso público, o único caminho é estudar. Mas a maneira de conduzir esse estudo, que pode ser aprendida em livros especializados e em dicas de professores de cursos preparatórios, faz diferença para estar entre os aprovados.
O juiz federal William Douglas, 41, autor do livro "Como Usar o Cérebro para Passar em Provas e Concursos" (co-autoria de Carmem Zara, editora Campus-Elsevier, R$ 29,90, 168 págs.), afirma que a capacidade de organização é o que mais aprova um candidato.
"Não adianta se debruçar no material durante oito horas seguidas. É preciso ter um conjunto de técnicas de planejamento", ressalta.
Fazer mapas mentais com palavras-chave das matérias estudadas e resumos de apostilas, além de administrar o tempo de forma eficaz, como estudar durante 50 minutos e descansar por dez, são alguns dos conselhos do juiz do trabalho Édison Vaccari, 42, que mantém um blog sobre concursos (leia mais dicas ao lado).
Manter o foco no objetivo final é outro conselho. "Se você escolheu um cargo, deve estudar para ele. Não adianta prestar outros concursos que não tenham matérias relacionadas porque você vai perder tempo e dinheiro", alerta Vaccari.

Diretrizes
Ter perseverança e buscar orientações de estudo são alguns dos requisitos para passar no exame, segundo Luiz Flávio Gomes, presidente da rede LFG, de cursos preparatórios. "Quem recebe diretrizes de estudo está até três vezes mais preparado", afirma.
Foi o que percebeu Samir Pereira Acioli, 35, que é técnico judiciário e vai prestar concurso para analista. "Eu li muitos livros sobre organização e métodos de estudo, e eles me ajudaram a passar", conta.
"Esses livros foram escritos, em sua maioria, com base na experiência de seus próprios autores. Por isso, disponibilizam conselhos valiosos que ajudam aqueles que realmente estudam e querem passar", diz José Luís Baubeta, diretor da Central de Concursos.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.