São Paulo, domingo, 28 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

cursos

Eneagrama evita mesmice na equipe

Técnica é aplicada em programas de desenvolvimento gerencial e de gestão de conflitos

PATRÍCIA TRUDES DA VEIGA
EDITORA DE SUPLEMENTOS

Empreendedores, facilmente adaptáveis a mudanças, com capacidade decisória, foco em resultados e liderança positiva e assertiva. Com 80% de seus gestores com essas características -práticos, positivos e dinâmicos-, por que, então, a empresa enfrentava problemas?
"Mais do mesmo", diagnosticaria o eneagrama. Após implementar um plano de gestão por competência sem muito questionamento, a empresa excluiu vários perfis de seu processo seletivo e inflou seus quadros com os chamados tipos 3 (focado nos resultados), 7 (mestre em promover mudanças e adaptar-se a elas) e 8 (líder que não titubeia ao tomar decisões). Resultado: aniquilou as diferenças.
Sem dúvida, as competências centrais do negócio estavam bem encaminhadas, mas a empresa sofria ainda de efeitos colaterais: inúmeros problemas de processo, gestão deficiente dos riscos e baixo poder de mediação, que resultaram em grandes perdas financeiras e insatisfação da parte de funcionários e de clientes.

Tipos distintos
Seria muito diferente se o time de gestores contasse com pessoas dos tipos 1 (voltado à eliminação dos erros e à melhoria contínua dos processos), 2 (forte em relacionamentos), 4 (atento ao que está faltando e ainda não está bom), 5 (analítico), 6 (mestre em gerir crises) e 9 (mediador por natureza).
Sucesso nos Estados Unidos, o eneagrama começa a ser aplicado no Brasil em programas de desenvolvimento gerencial e de liderança, construção de equipes e gestão de conflitos e de clima organizacional. Tem potencial para decifrar e classificar, de uma maneira simples, a psicologia e o desenvolvimento da personalidade.
No workshop, que tem duração de dois dias, o principiante é levado, pela apresentação dos nove tipos, a reconhecer o seu, analisando emoções, pensamentos, comportamentos, virtudes e compulsões.
Reconhece também -e talvez aí esteja o pulo-do-gato do curso- por que as pessoas de outros tipos manifestam emoções, pensamentos e comportamentos tão diferentes em situações tão semelhantes.
Com o eneagrama, é possível identificar a motivação básica de um indivíduo, uma fixação do ego que acontece muito cedo na vida, de forma inconsciente. Mas seu objetivo principal é ampliar a consciência de nós mesmos e das diferenças entre as pessoas, aprendendo a respeitá-las. Até porque, vale ressaltar, não existe o tipo 10.


Eneagrama, workshop desenvolvido por Urânio Paes e Fernanda Mendonça, diretores da up9 Desenvolvimento Humano (www.up9.com.br), e por Nicolai Cursino, diretor da Iluminatta Brasil Desenvolvimento Humano (www. iluminattabrasil.com.br)

A jornalista fez o workshop a convite das empresas up9 e Iluminatta Brasil


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: O que são os 9 pontos?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.