S?o Paulo, domingo, 28 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Companhias prorrogam inscrições para trainees

Consultores indicam aumento de programas e redução de inscritos em 2010

RAQUEL BOCATO
DE SÃO PAULO

A prorrogação do período de inscrições em cerca de 15 dias marcou alguns programas de trainee no segundo semestre deste ano.
Em três das maiores consultorias de seleção de jovens para essas vagas, há duas explicações para a extensão do prazo de ao menos oito empresas nesse período.
Uma delas é a ampliação do número de programas, cuja demanda estava reprimida desde o início da crise.
Com maior oferta, o volume de candidatos inscritos caiu, e as empresas se viram obrigadas a ampliar o prazo para recrutar mais candidatos que se encaixassem no perfil, informam Renata Schmitt, do Grupo Foco, e Caroline Cobiak, da Across.
Na Across, os programas passaram de 10 em 2009 para 17 neste ano. Na Cia. de Talentos, de 31 para 43. No Grupo Foco, de 60 para 80.
A briga por esses recém-formados é árdua. Muitos candidatos se inscrevem em diversos programas e deixam o processo de seleção na metade -ou por desinteresse, já que não conhecem a fundo a empresa, ou porque as fases de seleção dos programas são feitas no mesmo dia.
"As empresas tomam cuidado para que as seleções não sejam realizadas simultaneamente, mas em alguns casos, isso é impossível", diz a sócia da Cia de Talentos Maira Habimorad.
Há ainda quem chegue até o final da disputa e, com ao menos duas vagas garantidas, dê-se ao luxo de escolher a mais atraente delas.
É o que pretende fazer o estudante do último ano de engenharia da Universidade de São Paulo Lucas Oyamada, 23. Inscrito em quatro programas de trainee, chegou, até agora, à dinâmica de dois e à entrevista final de um. "[Se passar em todos,] vou definir em qual ficar com base no plano de carreira e na mobilidade internacional."

RUMOS DIFERENTES
Grandes corporações, contudo, apresentam outras justificativas para a extensão dos prazos de inscrições.
A Braskem afirma ter prorrogado as inscrições pela ampliação do escopo do programa -que agora conta, além do trainee tradicional, com o voltado à área industrial.
Na Bayer e na Vale, o perfil do profissional foi modificado. A primeira incluiu áreas de formação acadêmica que não estavam contempladas. Na mineradora, a alteração ficou por conta do período de conclusão do curso do jovem -que passou de julho para dezembro de 2010.
Já a ALL (América Latina Logística) diz ter prorrogado devido ao uso de novas formas de atração do candidato -a empresa recorreu a Orkut, Facebook e LinkedIn. "Neste ano, tivemos 20% a mais de inscritos", relata o gerente de gente, Rodrigo Paupitv. O número de candidatos chegou a 20 mil.


Texto Anterior: Sindicato age para garantir pontualidade
Próximo Texto: Concurso: Previdência oferece remuneração inicial de até R$ 10.019
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.