São Paulo, domingo, 29 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NÍVEL MÉDIO

Bom trato é requisito para sucesso

Vendedor técnico e recepcionista hospitalar obtiveram os maiores e os menores reajustes

Renato Stockler/Folha Imagem
FILHO DE PEIXE
Inspirado no pai, vendedor, André Medeiros, 31, começou no ramo de sorvetes e, hoje, é o vendedor da Eucatex com o melhor resultado de São Paulo. "Conhecer bem o produto é o segredo''


COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma coisa é certa: para obter reajuste médio de 74,59% em cinco anos -32,7 pontos percentuais acima da inflação acumulada no período-, é preciso vender muito bem seu peixe. E eles sabem. Entre os repasses salariais do nível médio, os campeões foram os vendedores técnicos, segundo o Datafolha.
São as indústrias, sobretudo as de base, as empresas que mais os contratam. A competitividade, porém, é tão grande que se torna cada vez mais comum a exigência de nível superior na área de atuação.
Raquel Correa, consultora de RH das Tintas Coral, diz que "um bom vendedor técnico deve ter flexibilidade para trabalhar em diferentes segmentos". E descreve: "Ele tem de possuir conhecimento profundo sobre o produto e a concorrência, além de atuar na pós-venda".
Já na outra ponta da gangorra, a área de recepção hospitalar nem sequer cobriu a inflação do período -o reajuste foi de 34,82%. Verifica-se, contudo, aumento pela demanda de profissionais qualificados.
De acordo com Marcelo Boeger, presidente da Sociedade Brasileira de Hotelaria Hospitalar, nos últimos cinco anos, cresceu o número de hospitais. "Alguns contratam pessoas com o ensino médio completo. Outros preferem aqueles que estudaram hotelaria", relata.
Independentemente da área de formação, as chances de o contracheque engordar crescem com formação especializada e qualidade de atendimento.
"Além de tratar bem o cliente, o recepcionista deve ter consciência de que está lidando com pessoas doentes", diz o coordenador de hospitalidade do Albert Einstein, Marcos Soares. "Muitas vezes, o cliente vem para uma cirurgia com a sensibilidade exacerbada, e o funcionário tem de estar preparado para ser tratado com indelicadeza", exemplifica. (MCM)


Texto Anterior: Ajudante deve ir além no dia-a-dia
Próximo Texto: Em telemarketing, sobram vagas, mas reajustes deixam a desejar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.