São Paulo, domingo, 30 de julho de 2006

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Entrevistas analisam organização

DA REPORTAGEM LOCAL

Quem pensa em se candidatar a uma vaga terá de enfrentar perguntas sobre administração do tempo nas seleções. Em entrevista por competência, uma das mais usuais no mercado, o selecionador pede que o candidato descreva uma ocasião em que a gestão tenha sido necessária.
Se esse não for um dos pontos fortes do profissional, mas a resposta já estiver pronta, há ainda mais uma barreira a vencer. "As empresas têm aplicado testes que mostram como as pessoas se organizam", diz Grace Pereira, da Grace & Co. Executive Search.
O melhor, dizem consultores, é buscar formas de anular essa deficiência.
Quem está no mercado de trabalho também não pode se descuidar. Contudo, em alguns casos, conta com a colaboração da firma para auxiliar seu desenvolvimento.
Para a diretora do núcleo Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho, da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade), Ana Cristina Limongi França, a responsabilidade pelo bom gerenciamento das atividades no período de trabalho tem de ser da empresa e do funcionário.
"Deve haver uma política de normas e procedimentos, aliada a um programa de educação, para que haja resultados", diz, destacando não existir receita universal para incentivar essas melhorias.
Com a organização adequada, os resultados não demoram a aparecer. "A boa administração do tempo é capaz de proporcionar tanto o aumento da produtividade quanto a diminuição da quantidade de erros e de acidentes de trabalho", destaca França.


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