São Paulo, domingo, 31 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LONGO CAMINHO

Empresas contratam sem certificado

Áreas como vendas e marketing privilegiam experiência internacional a revalidação

DA REPORTAGEM LOCAL

Nem sempre o diploma revalidado é condição para que o profissional consiga colocar em prática os conhecimentos adquiridos na graduação.
No mundo corporativo, caso não seja necessário um registro profissional para assinar documentos técnicos, por exemplo, a falta de revalidação deixa de ser um problema.
Os setores de vendas e de marketing são dois dos que não requerem o carimbo da instituição de ensino superior brasileira no diploma para que o profissional consiga se destacar, indica o gerente da divisão marketing & sales da consultoria Hays, Rodrigo Vianna.
Nessas situações, diz, mais importante do que a validação é a experiência internacional.
Willian Bull, consultor sênior da área de capital humano da Mercer, complementa: o que pesa na contratação é o quanto o profissional pode contribuir para a empresa e como vai traduzir o conhecimento adquirido na faculdade em resultados no trabalho.
"Seria fantasia imaginar que não se valoriza a experiência no exterior", completa Bull.
"Grande parte das empresas nos pedem pessoas que viveram fora do país", diz Vianna.

Qualidade
Ambos, no entanto, pontuam que, tanto em graduação como em pós, é preciso que o profissional escolha uma universidade de primeira linha.
Não raro, esclarecem, são utilizados rankings de melhores programas e instituições -em geral, elaborados por publicações estrangeiras- para fazer a linha de corte dos candidatos em uma seleção.
Há ainda outro motivo que justifica a investigação do nível de ensino da instituição, destaca Claudia Monari, consultora da Career Center.
"Muitos cursos aqui são melhores do que os oferecidos no exterior", considera Monari. É preciso que o profissional faça esse mapeamento para que não tenha falsas ilusões.

Tempo
Dependendo da bagagem acadêmica e profissional, as companhias contratam o candidato mesmo que o processo de revalidação do diploma não tenha sido concluído, sinaliza Vianna, da consultoria Hays.
Segundo ele, a área de pesquisa de algumas indústrias é um dos exemplos disso.
Monari, da Career Center, recomenda: "Em uma seleção, caso o profissional ainda não tenha conseguido a revalidação, é indicado conversar com a empresa, expor a situação e mostrar o comprovante de que o processo já foi iniciado".

Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Convênios minimizam risco de aluno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.