Índice geral Equilibrio
Equilibrio
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mulheres desabafam, homens duelam

DE SÃO PAULO

Estariam homens e mulheres condenados a falar línguas diferentes? Sim e não, diz o linguista John Locke. Para ele, a diferença pode motivar a cooperação e até facilitar a convivência. "O homem deve lembrar que, quando a mulher fala sobre sentimentos, ela pode estar só tentando compartilhar", afirma.

Elas não querem necessariamente duelar. Mas, quando falam, eles logo apresentam uma solução. Aí elas ficam bravas e eles também.

"O problema não é os dois falarem línguas diferentes, mas acharem que estão falando a mesma", diz a terapeuta familiar Lidia Aratangy, segundo quem desabafar é uma mania feminina.

Mulheres começam mais brigas -70% das vezes são elas que acendem o estopim. "Fazem isso porque um relacionamento ruim é mais danoso para elas", afirma Ailton Amélio, psicólogo e pesquisador da USP.

Mas não precisa exagerar, como no caricato best-seller "Homens São de Marte, Mulheres São de Vênus". O autor passa o livro todo afirmando que os marcianos se escondem na caverna quando não querem falar.

"A diferença não é ruim. Não é preciso ter medo do sexo oposto, pensar que está com um ET em casa. Ninguém sabe bem como lidar com o outro, seja homem ou mulher, chefe ou parente."

As diferenças de comunicação ficam claras também no trabalho. As mulheres, na maioria, ainda tendem ao discurso mais pessoal e detalhista, segundo Zuca Palladino, gerente de recrutamento. "Homens são mais objetivos, mas muitas mulheres têm aprendido a ser mais diretas."

No trabalho, imitar a objetividade masculina até funciona, mas na vida privada nada parece resolver o abismo de linguagem. A maior dificuldade é dosar o que precisa ser esclarecido e o que pode passar batido, sem "DR".

"Nem tudo deve ser escondido ou escancarado", ensina Amélio. "O que incomoda deve ser negociado de uma forma assertiva, que pode ser resumida em dizer o que se sente, de maneira polida e sem cobranças, em um bom momento."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.