Índice geral Equilibrio
Equilibrio
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Internet é novo álbum de família para pais corujas

FILIPE OLIVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Crianças são cativantes e, quando estão especialmente inspiradas, protagonizam vídeos que viram sucesso instantâneo na internet. Difícil resistir à tentação de colocar suas gracinhas na rede.

Segundo Rosa Farrah, diretora do NPPI (Núcleo de Pesquisas da Psicologia da Informática) da PUC-SP, a internet é uma reedição dos antigos álbuns de família e um espaço para os pais exercitarem sua "corujice" como sempre fizeram.

Vivien Bonafer, coordenadora do Núcleo de Família e Casal da Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama, vê a exposição de crianças como algo natural de nosso tempo: "Antes queríamos privacidade e hoje queremos visibilidade".

Não às custas das crianças, de acordo com a psicanalista Debora Seibel, da Sociedade Brasileira de Psicanálise. "Qualquer situação de exposição deve ser evitada. Muitas vezes os pais tentam se realizar por meio dos filhos, se esquecendo de que eles são outras pessoas, com vontades muito diferentes."

Os pais também devem se lembrar de que, ao aparecer na internet, seus filhos estão sujeitos a aplausos e vaias. A criança que sofreu superexposição pode se sentir traída, diz Seibel.

CENSURA

O publicitário Gustavo Guimarães, 38, manteve por quase dez anos um blog no qual publicava textos e vídeos sobre seu filho, Matheus. Nos momentos de maior sucesso, recebia até 100 mil visitas mensais.

O auge do blog foi quando o menino tinha quatro anos. Mas, ao crescer, Matheus começou a se incomodar com o que era publicado sobre ele e a censurar o pai.

"Às vezes ele falava uma besteira e logo dizia: 'Pai, não coloca isso no blog!'", conta Gustavo. O número de publicações censuradas foi aumentando e o pai decidiu dar um tempo.

Gustavo avalia que o blog foi positivo para pai e filho e importante para Matheus aprender a lidar com a internet e saber como decidir o que ele queria tornar público para amigos e família.

92%
dos adolescentes de 12 a 17 anos conectados usam a internet para lazer, 71% jogam games online e 56% assistem a vídeos

39%
dos internautas de 5 a 9 anos acessam a rede sozinhas, 35% com a mãe e 18% com o pai; 21% delas têm computadores no próprio quarto

29%
das crianças de 5 a 9 anos que já entraram na internet estão em redes sociais; quase 59% do total delas usam telefone celular

21%
dos pais não controlam o acesso dos filhos à internet; 34% dos adultos usam o controle do tempo como forma de mediação

Fontes: Pesquisa TIC Crianças e TIC Domicílios 2010, do Comitê Gestor da Internet no Brasil

Veja vídeos de crianças que se tornaram virais
folha.com/no1034288

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.