Índice geral Equilibrio
Equilibrio
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pare e compare

MAIS OU MENOS PRÁTICO

Opções descartáveis podem parecer mais funcionais e dar a impressão de economia de tempo, mas, muitas vezes, não são tão vantajosas assim. Elas geram mais lixo, podem ter resíduos tóxicos e substâncias que prejudicam a saúde. Veja algumas comparações e faça as suas escolhas

MARIA CECILIA MACIEL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

SUCO DE CAIXINHA X NATURAL

O tempo que você economiza deixando o espremedor de lado e comprando suco pronto é gasto na hora de fazer o descarte da embalagem, que precisa ser lavada antes de ir para a reciclagem. A reportagem fez o teste: foram 45 segundos para lavar uma embalagem de um litro de suco e 38 segundos para cortar e espremer três laranjas manualmente. A bebida industrializada também perde em valor nutricional: tem alto teor de açúcar, sódio e conservantes. Para o lanche fora de casa, opte por bebidas integrais, como as de uva.

CANETA DE PLÁSTICO X TINTEIRO

Canetas-tinteiros podem ser usadas por gerações e recarregadas muitas vezes, diferentemente dos modelos de plástico descartável. Mas, se sua escolha for mesmo pelo plástico, prefira as marcas nacionais. Teste do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) mostrou que as canetas descartáveis nacionais têm uma capacidade média de escrita de 1.639 metros, contra 1.164 metros das marcas chinesas.

TOALHAS DE LIMPEZA X TRAPOS

Com alguns truques, um trapo úmido, vassoura e aspirador de pó (de preferência com filtro reutilizável) dá para evitar o uso produtos químicos fortes e de toalhas de limpeza descartáveis, que vão para o lixo junto com suas embalagens. Produtos à base de cloro podem ser substituídos por vinagre (para desengordurar) e bicarbonato de sódio (para limpar pias e vasos sanitários). Vaporizadores com água quente e sabão também ajudam. Na cozinha, o sabão em barra vai tão bem quanto o detergente, que tem mais embalagem.

INSETICIDA X VENTILADOR

O ventilador pode ser uma alternativa ao uso de inseticida em aerossol, cuja embalagem não é reciclável. O eletrodoméstico ajuda a diluir e dispersar o dióxido de carbono que o corpo exala e que atrai mosquitos e pernilongos, segundo pesquisas da Universidade de Michigan (EUA). A empresária Sandra Ciliano usa ventiladores portáteis em vez de inseticida e dispensa ar-condicionado. "Se a energia elétrica é cara e o calor é intenso, espalho toalhas molhadas e bacias d'água pela casa."

DESCARTÁVEL X RECARREGÁVEL

A empresa americana Schick acaba de lançar um barbeador feito com plástico 100% reciclado, o Xtreme3 Eco. Enquanto a novidade não chega por aqui, que tal usar o velho e bom aparelho de inox, igualzinho ao que o seu avô usava? O trabalho é o mesmo. Esses barbeadores com lâmina chegaram ao mercado em 1903 e até hoje são vendidos em farmácias. Para os mais modernos, sempre há a opção do barbeador elétrico com recarregador, bom para viagens.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.