São Paulo, quinta-feira, 11 de maio de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


CONSUMO DE VITAMINAS

A vitamina C é antioxidante e, por isso, pode ajudar o fumante a se proteger de uma das doenças que mais ameaçam o viciado em nicotina: o enfisema pulmonar, causado pela má oxigenação dos tecidos. A dose diária de vitamina C recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 60 mg (cerca de dois copos de suco de laranja). Fumantes devem consumir quase o dobro: entre 100 mg e 150 mg diárias.
A superdosagem deve ser evitada. Pesquisas recentes mostram que o excesso pode endurecer as artérias e facilitar a ocorrência de derrames e enfartes.
Como a nicotina reduz o calibre dos vasos sanguíneos, os fumantes também devem incluir no cardápio alimentos ricos em vitamina E, capaz de tornar as paredes dos vasos mais flexíveis e dilatadas, permitindo um melhor fluxo sanguíneo.
A nicotina contrai o calibre dos vasos de duas formas:
1- diminui a presença de óxido nítrico, um dos principais vasodilatadores do organismo;
2- aumenta a produção da endotelina 1, substância que faz com que os vasos se contraiam.
Consumindo pelo menos 10 mg de vitamina E para homens e 8 mg para mulheres regularmente, o efeito negativo da nicotina nos vasos é minimizado.
A vitamina E é encontrada em frutas, legumes e carnes. E basta manter uma dieta balanceada para que a dose diária seja atingida. Uma dica: gérmen de trigo e óleos vegetais são fontes especialmente ricas em vitamina E.


Texto Anterior: Acunpuntura
Próximo Texto: Exercícios físicos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.