São Paulo, quinta-feira, 18 de maio de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POUCAS E BOAS

Obesidade mórbida
"explode" no Brasil


Antônio Gaudério/Folha Imagem
Cerca de 600 mil brasileiros são obesos mórbidos


GABRIELA SCHEINBERG - DA REPORTAGEM LOCAL


O número de obesos mórbidos, pessoas com pelo menos 45 kg acima do peso normal, está crescendo no Brasil e já atinge hoje 600 mil pessoas, segundo estimativa de médicos. E o crescimento não deve parar por aí.
Se os brasileiros continuarem a adotar a cultura dos EUA -fast food, almoços rápidos e sanduíches como refeição-, os números subirão mais. Para se ter uma idéia, 40% dos norte-americanos são obesos -ou seja, estão pelo menos 30 kg acima do peso normal. No Brasil, há 32 milhões de pessoas nessa situação.
A fila de espera nos serviços públicos que realizam cirurgia para reduzir o tamanho do estômago, uma forma de controlar o peso à força, é outro indicativo do aumento de obesos mórbidos no Brasil. A fila chega a oito anos em alguns hospitais.
O aumento elevado de peso pode causar hipertensão, diabetes, hérnias e enfartes. É para evitar essas complicações que a cirurgia é realizada, diz José Carlos Pareja, professor de cirurgia da Unicamp.
"Com a técnica, o paciente perde peso mais rápido. Regimes e exercícios geralmente não resultam em perda duradoura."
Os pacientes passam por testes laboratoriais e psicológicos antes de ser encaminhados para a cirurgia. Também há um grupo de apoio para pacientes que já fizeram ou vão fazer a operação trocar idéias e discutir problemas. "Pessoas obesas mórbidas são segregadas. O grupo facilita a interação dos pacientes."
Mas a cirurgia não é recomendada para todos. O índice de massa corpórea (IMC) precisa estar acima de 40. "Já fui procurado até por modelos, com 5 kg a mais", conta Pareja.


Texto Anterior: Poucas e boas
Próximo Texto: Drible a neura - Pasquale Cipro Neto: Desencane e arrume tradutores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.