São Paulo, terça-feira, 01 de março de 2011
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

LOS ANGELES

Califórnia vetou primeiro

FERNANDA EZABELLA
DE LOS ANGELES

Foi uma cidadezinha da Califórnia a primeira do mundo a proibir o fumo em lugares públicos, em 1990. Oito anos depois, a lei virou estadual. As vendas de cigarros vêm caindo desde então.
No ano passado, o então governador Arnold Schwarzenegger vetou projeto que multaria em US$ 100 quem fumasse em parques e praias do Estado. Afirmou ser "muita intromissão do governo". Ele, que fuma charutos, manteve o vício instalando um fumódromo no prédio do governo, em Sacramento.
Mas o veto dele não mudou as proibições já existentes. Desde 2006 é proibido fumar nas praias de Santa Mônica e Long Beach.
Pela Sunset Boulevard, famosa avenida de bares de Los Angeles, os frequentadores são obrigados a fumar nas ruas. Não há cercadinhos e as calçadas ficam limpas. Mas há exceções, como na entrada do clube Whiskey a Go Go, repleto de bitucas no chão, à noite. "Pelo menos o tempo aqui é melhor, dá para fumar do lado de fora", disse uma mulher fumando só na rua. "Sou de Saint Louis [Missouri] e lá faz muito frio."
No Estado de Nevada, é proibido fumar em lugares fechados, com exceções: bares que não servem comida, cassinos, hotéis e bordéis.


Texto Anterior: Boston: Sob protestos, cidade cria projeto de lei para imitar NY
Próximo Texto: Washington: Sobraram terraços e pátios
Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.